Mostrando postagens com marcador Ibejis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ibejis. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os Orixás por James C. Lewis


The Orisha Experience (Experiência: Os Orixás) é uma coleção de fotos criada por James C. Lewis, na feliz tentativa de trazer as figuras dos Orixás bem próximas da realidade, ou pelo menos, bem próximas daquilo que a gente imagina como eles são.
Como diz o próprio James: " Esta coleção é bastante inovadora, rompendo com tudo o que outros artistas visuais ou fotógrafos, tenham se esforçado para capturar, o Orixá em sua forma mais pura."
Seguem abaixo quatro, de um total de 20 imagens. Acima de cada uma delas, há um link com a lenda do respectivo Orixá.




Veja mais em:

sábado, 20 de abril de 2013

Lenda dos Orixás: Ibejis

OS IBEJIS NASCEM DE OIÁ E SÃO CRIADOS POR OXUM
Oxum e os Ibejis

Oiá andava pelo mundo disfarçada de novilha.
Um dia Oxóssi a viu sem pele e se apaixonou.
Casou-se com Oiá e escondeu a pele da novilha,
para ela não fugir.
Oiá teve dezesseis filhos com Oxóssi.
Oxum, que era a primeira esposa de Oxóssi
e que não tinha filhos,
foi quem criou todos os filhos de Oiá.
O primeiro a nascer chamou-se Togum.
Depois nasceram os gêmeos, os Ibejis,
e depois deles, Idoú.
Nasceu depois a menina Alabá,
seguida do menino Odobé.
E depois os demais filhos de Oiá e Oxóssi.
Os meninos pareciam-se com o pai,
as meninas, com a mãe.
Oiá tinha os filhos que Oxum criava
e assim viviam na casa de Oxóssi.
Um dia as duas mães se desentenderam.
Oxum mostrou a Oiá onde estava sua pele.
Oiá recuperou a pele de novilha,
reassumiu sua forma natural e fugiu.


 OS IBEJIS SÃO TRANSFORMADOS NUMA ESTATUETA
Ibejis por Gil Abelha

São filhos de Iemanjá
os dois meninos gêmeos, os Ibejis.
Os Ibejis passavam o dia a brincar.
Eram crianças e brincavam com Logm Edé
e brincavam com Euá.
Um dia, brincavam numa cachoeira
e um deles se afogou.
O Ibeji que ficou começou a definhar,
tão grandes eram sua tristeza e solidão,
melancólico e sem interesse pela vida.
Foi então a Orunmilá e suplicou
que Orunmilá trouxesse o irmão de volta.
Que Orunmilá os reunisse de novo,
para que brincassem juntos como antes.
Orunmilá não podia ou não queria fazer tal coisa,
mas transformou a ambos em imagens de madeira
e ordenou que ficassem juntos para sempre.
Nunca mais cresceriam,
não se separariam.
São dois gêmeos-meninos
brincando eternamente, são crianças.


Fonte: Mitologia dos Orixás 0 Reginaldo Prandi- Cia. das Letras
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares