Mostrando postagens com marcador Ipê. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ipê. Mostrar todas as postagens

domingo, 11 de agosto de 2013

Os quatro fantásticos


Ipê Roxo em frente ao Colégio Arnaldo/BH
foto: ©Júlio Toledo
Ipê Rosa - Edifício Niemeyer - Pça. da Liberdade - BH
foto: ©Júlio Toledo
Ipê Amarelo  - Centro Cultural Banco do Brasil/BH
foto: ©Júlio Toledo
Palácio das Artes (foto: ©Júlio Toledo
Ipê Branco em frente ao Palácio das Artes/BH
 foto: ©Júlio Toledo

Confira a reportagem
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/todos-os-videos/v/flores-invadem-paisagens-durante-inverno-em-belo-horizonte/2742811/

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

História de um Ipê: da energia se fez a vida


Um Ipê Amarelo foi cortado e seu tronco  
foi  transformado em um poste. 
Após o poste ser fincado na rua, 
foram instalados os fios da rede elétrica.
Eis que a árvore se rebela contra a maldade 
humana e resolve não morrer.
Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor.   
Rebrotou e encheu-se de flores. 
Assim é a natureza... vencedora !

clique na imagem ou leia o texto abaixo:

Da energia se fez a vida

"Na guerra pelo progresso, o homem não mede esforços e as consequências dos seus atos. O importante é avançar. Numa batalha desigual, destrói insanamente os recurso naturais, essenciais à sobrevivência. A resposta da natureza pode até demorar, mas não falha. Às vezes, é imediata, intrigante ou mesmo desafiadora. Só precisamos interpretá-la.

Num ato silencioso e inusitado, ela respondeu aos afiados machados e às violentas motosserras, maiores formas do desrespeito destruidor. Insistiu e exigiu seu espaço para expor a beleza de suas flores e a generosa sombra da sua copada, numa grande demonstração de energia e desejo de viver.
Derrubado e transformado em poste  para suporte da rede elétrica, o Ipê  amarelo não se entregou.
Com uma reação estupenda, recuperou sua pompa e reinado de árvore símbolo nacional. Rebelou-se à condenação injusta, criou raízes no solo e voltou a reinar absoluto, esbanjando alegria e beleza com sua identidade marcante.

Reconsiderando o seu ato, o homem decidiu transferir a rede elétrica a um poste de concreto instalado ao lado.
Agora o Ipê reina livre dos fios.

Este Ipê, que pode ser honrado com "i" maiúsculo, é uma atração pública em Porto Velho, capital de Rondônia, distante 3.500 quilômetros de Porto Alegre/(Rio Grande do Sul).

Doce privilégio dos moradores do bairro, a exemplo do fotógrafo amador Leandro Barcellos, gaúcho e Passo Fundo que reside em Porto Velho e nos cede a imagem para saboreio dos eletricitários gaúchos. 
Com forte herança dos povos latinos, durante algumas décadas, Rondônia exerceu forte poder de atração sobre sulistas e nordestinos para exploração mineral, extrativismo e agricultura, desenvolvendo uma nova cultura miscigenada."

Não aceitando a imposição do homem, o Ipê fincou pé e readquiriu vida.


Fonte: Recebido por email
Publicado originalmente em:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares