Mostrando postagens com marcador Jamie Sams. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jamie Sams. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O sapo

Cante, Sapo, cante!
Chame as chuvas 
Expulse a seca
Purifique a Terra
Traga novamente a fartura.

O Sapo
(Purificação)

O sapo canta a canção da chuva que limpa os campos e faz assentar a poeira da estrada. Situado ao Leste na Roda Mágica, o Sapo tem afinidade com a energia da água, ensinando-nos a louvar nossas lágrimas, pois estas purificam nossa alma. Todos os rituais e as invocações envolvendo o uso da água pertencem ao Sapo.
A água purifica nosso corpo, preparando-o para as cerimônias sagradas ao nos colocar em conexão com a pureza primordial intra-uterina. Assim como ocorre conosco, que vivemos primeiro no meio líquido do útero, o Sapo também só aprende a saltar e a mover-se em terra firme depois de passar o primeiro estágio de sua vida no mundo da fluidez - a água.
A passagem para a idade adulta concede ao Sapo o poder de invocar as águas do céu - a chuva -, pois como ele conhece bem a água, é capaz de cantar a canção que chama a chuva para a Terra. Quando os rios e os lagos estão secos, o Sapo invoca os Seres-Trovão para enchê-los de água. Devemos aprender com o Sapo a discernir quando é chegado o momento de purificar, refrescar e encher os reservatórios de nossas almas.
Se o Sapo saltou para suas cartas hoje, isto pode significar que você necessita de uma boa limpeza mental. Examine imparcialmente seu estado atual e verifique se não se sente compelido a usar os seguintes termos para descrevê-lo: estressado, sobrecarregado, frustrado, revoltado, nervoso, explosivo, culpado, vazio, desamparado, perdido ou enfraquecido.
Se isto ocorrer, dê uma paradinha e conceda-se o tempo necessário para purificar-se nas águas da energia do Sapo. Saiba dizer chega, para ser capaz de recuperar seu fôlego e suas forças. Tire o telefone do gancho, coloque uma boa música e tome um longo e relaxante banho... Elimine assim todo e qualquer resquício da lama que o está paralisando, purificando-se com a límpida energia da água.
Somente desta forma você poderá hidratar de novo seu corpo, sua mente e seu espírito, atualmente tão ressequidos.
Uma das habilidades do totem do Sapo é a capacidade de levar apoio e energia aonde quer que se faça necessário. Uma pessoa deste totem é capaz de purificar qualquer ambiente malsão, razão pela qual muitos dos médiuns e dos videntes que efetuam trabalhos de limpeza em casas "mal-assombradas" trabalham com a magia do Sapo ou são membros de seu totem. Pela mesma razão, muitos videntes costumam molhar suas mãos com água quando empreendem suas jornadas nas outras esferas da realidade, em virtude da natureza supercondutora deste elemento.
Nas práticas xamanísticas dos maias e dos astecas, o xamã  costumava encher sua boca de água, cuspindo-a então sobre determinados pontos do corpo do paciente para expulsar assim a energia negativa neles concentrada. Ao fazer isto, o xamã mantinha de forma firme no pensamento  a imagem do Sapo, no intuito de viabilizar a cura e o imediato preenchimento do corpo do paciente com energia positiva.
Algumas vezes, Sapos secos ou empalhados eram empregados para proteger o corpo do paciente durante o ritual de cura.
A canção da chuva cantada pelo Sapo nos traz mensagens de renascimento e harmonia, sendo que o tom grave do coaxar desses animais é interpretado como um chamado para os Seres Trovão - o relâmpago, o trovão e a chuva. Ao coaxar, o Sapo coloca seu coração em sintonia com o Pai Céu, solicitando-lhe diretamente as dádivas desejadas.
Invoque a magia do Sapo e encontre a paz ao conceder a si mesmo um período de descanso durante o qual você deve evitar qualquer pessoa, qualquer coisa e qualquer lugar que não contribuam para a manutenção de sua serenidade e de seu recém-conquistado estado de harmonia.


Fonte: Cartas Xamânicas - Jamie Sams e David Carson

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Coral

Lembra-me, por favor, Coral-vermelho,
o sangue de toda a minha gente.
Cada um de nós tem sentimentos
que refletem a alegria interior.
Possa eu suprir minhas carências
E depois aprender a partilhar
O amor que é minha essência,
O coração que arde dentro de mim.

Esta carta nos convida a refletir sobre nossa alimentação.
É possível que tenha chegado a hora de alimentar melhor a si mesmo, ou a alguma outra pessoa. Se você se recusa a ser alimentado, pode ser hora de mudar de atitude antes que você fique doente. O Coral vem nos lembrar que nossos corpos também possuem as suas necessidades. Preste atenção a seu corpo, e seja mais generoso com ele.
O Coral também fala da Família Planetária. Se você estiver se sentindo sozinho, pode ser hora de voltar a se unir às outras criaturas que dividem a Terra com você. Passe a ouvir mais Todos os Nosso Parentes, e afaste o refrão "estou sozinho" de seus pensamentos.
O Coral sugere que devemos começar a prestar mais atenção aos nossos sentimentos. Se você tem ignorado como se sente em relação a determinadas pessoas, ou como o seu corpo se sente no seu dia-a-dia, o Coral veio estimulá-lo a conectar-se mais profundamente com os seus próprios sentimentos. Lembre-se: Sentir é Curar!

Cartas do caminho sagrado - Jamie Sams


sábado, 12 de outubro de 2013

Vamos voar?

Águia...
Voe alto,
e toque o Grande Espírito.

Partilhe comigo sua energia...


A magia da Águia é o presente que concedemos a nós mesmos para mantermos sempre em mente a lembrança da liberdade existente no céu. A Águia deseja que você permita a si mesmo gozar a liberdade segundo os desígnios de seu coração, e para encontrar a felicidade que ele ambiciona.





quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Salmão

Sabedoria /
Conhecimento Interior


O Salmão é o guardião sagrado da sabedoria e do conhecimento interior que, apesar das fortes correntes do rio, sempre retornam ao lugar de sua criação.
Sua determinação é conduzida pela sabedoria do instinto e do conhecimento interior, o que produz um senso de propósito que não pode ser frustrado pelas forças externas.
A Medicina do Salmão ensina as pessoas terminarem o que elas começaram, trazendo novidades e ciclos de encerramento. 
A Medicina do Salmão honra cada encontro na vida como um encontro de sabedoria.
Ele ensina que, mesmo quando o fluxo da vida parece empurrá-lo de volta, você pode explorar os recursos ocultos de seu espírito humano através de sua sabedoria interior.
A viagem pode não ser fácil e, a corrente das opiniões podem não ser a seu favor, mas você pode optar por honrar a sabedoria que há em você, que o levará a decidir pelo que for o melhor e o mais correto. 
Se Salmão nadou hoje em sua direção, ele diz para que você confie mais em sua intuição e em seu conhecimento interior neste momento.
Evite a influência daqueles que manipulam eventos secretos ou com intenções de obter ganhos fáceis.
Você precisa refletir sobre as experiências pessoais que o ajudarão a decidir se a maré está baixa  ou se está fluindo numa direção que beneficie seu avanço e crescimento.
Volte ao início e refaça o caminho até este ponto.
A sabedoria está dentro de você, e quando você honra-la, nada poderá dar errado.
A prata da pele do Salmão reflete muitas lições. 
Para recuperar o seu conhecimento interior, você deve ver a oportunidade em todas as situações, e saber que a sabedoria é conquistada por meio das experiências da vida, tanto as fáceis quanto as difíceis. 
Esteja disposto a ouvir os outros, mas ouça também sua voz interior.
Comporte-se de uma maneira que honre seu caminho.
O uso adequado da sabedoria vem quando você flui com seus sentimentos autênticos, abrangendo todas as experiências que você encontra na vida como lições de aprendizado ao invés de vê-las como dificuldades.
O Salmão ensina você a ver cada curva do rio como uma nova aventura, com uma lição que você precisa aprender para crescer. 
Que este conhecimento torne-se a autêntica sabedoria através da aplicação dessas verdades em sua vida.


imagem: http://picasaweb.google.com
Texto:Medicine Cards - Jamie Sams/DavidCarson - ilustração de Angela C. Werneke

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Contador de Histórias

O Contador de Histórias possuía o dom de contar Histórias de Sabedora nas quais as pessoas agiam levadas pelo medo ou pela ignorância, sem, no entanto, referir-se a alguma pessoa em particular. Assim, os ouvintes se tornavam capazes de chegar às suas próprias conclusões. Todos os Sábios Nativos preferem ensinar por meio de histórias a apontar diretamente os defeitos de alguém. Em nossos Ensinamentos sempre nos recordam que, quando apontamos o dedo acusando alguém, três outros dedos estarão apontados contra nós. Por outro lado, o Contador de Histórias consegue, com sua técnica, indicar delicadamente os pontos em que estamos errados, permitindo-nos corrigir nosso comportamento, sem ter que passarmos vergonha na frente dos companheiros. Esta é uma forma didática de permitir que cada pessoa decida como aplicar as histórias ouvidas em sua própria vida.

Cantando celebrai, oh Anciaõs, 
A história da nossa raça.
Que me seja dado ver em minha alma
O amor em todos os rostos.
E todos os espíritos que vieram antes,
O poder mágico que eles adquiriram,
A Tradição Sagrada que me transmitiram
Para que a memória não desapareça.
Oh Contador de Histórias, sede minha ponte
Para aqueles outros tempos.
Para que eu possa caminhar em Beleza
Com o ritmo antigo e a antiga rima.


A carta do Contador de Histórias indica expansão em todos os níveis. Esta carta sugere uma fase de muito crescimento, favorável à assimilação de novas ideias.
Veja quais são as áreas de expansão que precisam mais de sua atenção e alimente o seu fogo de Criação pessoal.
Crie mais e aproveite este momento de expansão, consciente de que ele é bem merecido!
Observe que esta fase de expansão prosseguirá se você estiver disposto a partilhar as causas de seu sucesso com os outros.
Muitas vidas são influenciadas pelas histórias alheias.
Aproveite a boa sorte que se abre para você neste momento mas não se esqueça: você também deve encorajar as outras pessoas, que estão à sua volta, a expandir-se.
Em todos os casos, a expansão ocorre quando as pessoas enxergam a possibilidade de crescer em seu próprio ritmo usando seu próprio entendimento.
A Sabedoria do Contador de Histórias reside na arte de relembrar os fatos mais importantes. Assim você está sendo chamado a relembrar-se de sua Magia pessoal e está podendo manifestar, neste momento, todo o seu potencial criativo.


Texto: As Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - ilustração Linda Childers 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Transformação

Borboleta...esvoaçando
Na luz da manhã,
Você já teve tantas formas
Antes de conseguir
Alçar seu voo!

O poder que a Borboleta traz é oriundo do ar. É a mente e a capacidade de conhecer a mente e de mudá-la. É  a arte da transformação.
Para usar o poder de cura da Borboleta você precisa começar a observar cuidadosamente sua própria posição no ciclo de auto-transformação. Assim como a Borboleta, você está sempre passando por alguma etapa em suas atividades da vida.
Você pode, por exemplo, estar no estágio do ovo, que simboliza o começo de todas as coisas. É o estagio no qual as idéias nascem, mas ainda estão longe de se materializar.
Já o estágio de larva é o ponto no qual você decide inserir esta ideia no mundo físico que o cerca. O estagio do casulo significa o “movimento de ir para dentro”, desenvolvendo algum projeto, ideia ou ainda algum aspecto da sua personalidade.
O estágio final da transformação é o abandono da crisálida. É a etapa do nascimento. Este último passo – o da Borboleta esvoaçando – significa que agora você já está em condições de compartilhar as cores e a alegria de sua criação com as outras pessoas.
Se você olhar atentamente para a lição que a Borboleta está tentando lhe ensinar, verá que a vida está sempre em processo de transformação. É um ciclo sem fim de auto-transformação.
A maneira de descobrir em que estágio deste ciclo de transformação você se encontra consiste em perguntar a si mesmo:

1 - Estágio do Ovo - esta é apenas uma ideia ou um anseio verdadeiro?
2 - Estágio da Larva – tenho que tomar uma decisão?
3 - Estágio do Casulo - estou usando o esforço necessário para viabilizar a concretização da minha ideia?
4 - Estágio do Nascimento - estou compartilhando com os outros seres a ideia que foi materializada?

Ao fazer essas perguntas a si mesmo, você descobrirá como a Borboleta se relaciona com você neste momento.

Fonte: Cartas Xamânicas - Jamie Sams & David Carson - ilustração Angela C. Werneke

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fogueira do Conselho

Anciões  reunidos
Fogo da luz da Sabedoria
Palavras...
Decisões...
Conclusões... ao longo da noite.
 Decisões 

Se você tem andado meio hesitante quanto às atitudes a tomar, a carta da Fogueira do Conselho lhe mostra que chegou o momento de tomar uma decisão. Não pode haver um movimento de avanço se você não descobrir qual a trilha que leva para fora do pântano e para dentro da floresta. É preciso coragem para empreender mudanças na vida, e todas as mudanças começam por uma decisão. Decida-se, e não olhe mais para trás. A vida espera por você, de braços abertos, em toda a sua beleza. 
Se por causa da decisão de outras pessoas você se encontra numa situação difícil, passe a tomar suas próprias decisões. Você não é obrigado a tomar decisões baseadas em opiniões alheias. Pese bem todas as possibilidades e preveja o quanto a sua decisão pode afetar os outros. Depois, tome coragem, e aja! Descubra a sua própria verdade e mantenha-se fiel a ela!


Fonte: As Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - Ed. Rocco - ilustração por Linda Childers

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Escudo do Leste

Ilumina meu caminho
Para que eu possa voar com a Águia
Para a casa da primeira luz do Avô Sol


"- O Escudo do Leste é aquele centro de iluminação onde habita a Águia. É nesse local que você encontrará a Porta Dourada que conduz a todos os outros níveis de percepção e compreensão. O Leste é onde o Avô Sol nos saúda a cada manhã.
Existem três caminhos que nos levam à sabedoria do Escudo do Leste...

... O primeiro Caminho é utilizar qualquer talento ou criatividade que você possua em seu interior. Seguindo simplesmente este Caminho, poderá atingir a Iluminação."

"O segundo Caminho nos é indicado por nossa irmã, a Cobra. Ela costuma livrar-se da sua pele, e nós encaramos isto como uma forma de livrar-se de velhos hábitos. O verdadeiro Xamã da Cobra transmuta os seus próprios venenos, visando à mudança e à Cura. O segundo Caminho para a Iluminação é o da Cura, da transmutação dos próprios venenos."

"O terceiro Caminho para a Iluminação funciona da mesma maneira que o símbolo do dinheiro para o homem branco. Trilhando este Caminho, aprende-se a usar e a trocar cada energia adequadamente. A troca de energia pode tomar a forma de uma barganha, um acordo comercial ou, ainda, um pagamento. Pode dar-se através de uma doação, um empréstimo, ou de pura ganancia. A troca é realizada por aquele que dá e por aquele que recebe. Neste sentido, dinheiro e energia representam a mesma coisa. As pessoas costumam ter medo de perder dinheiro ou de perder algumas formas de energia, como a da saúde. Elas tem medo de que estas energias lhe sejam usurpadas , e também tem medo de lutar contra a própria ganância. O terceiro Caminho da Iluminação é bastante delicado. O uso adequado da troca de energia fara as pessoas compreenderem que existem tanto formas materiais quanto formas mais sutis, suprafísicas, de energia. A lição do Terceiro Caminho é a seguinte: a verdadeiro energia da troca é saber partilhar a sua própria energia com os outros."


Fonte do texto: As Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - ilustração por Linda Childers
Fonte da imagem:
http://auraanalysis.blogspot.com.br/2010/04/east-shield.html

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Roda do Arco-Íris

 Unidade / Consciência da totalidade


Roda do Arco-íris, doadora da Vida
Com suas chuvas purificadoras.
Unindo todas as cores, os Filhos da Terra
Voltarão a andar em Paz.

Roda do Arco-íris, anuncias
Que os teus Guerreiros já estão de pé,
Irmãs e Irmãos em harmonia,
A tua Luz em seus olhos.

Roda do Arco-íris, toca os nossos corações,
E nós por certo vaoremos. Não sós ou separados,
Nossas cores rodopiando no céu.

Simbolismo:
Entre os Navajos e os Hopis a Deusa da Roda do Arco-Íris, ou do Círculo do Arco-íris, é a portadora das chuvas amigas que alimentam as Três Irmãs - Milho, Abóbora e Feijão - durante o verão, para que o Povo também possa ser alimentado. Vemos muitas vezes uma imagem da Roda do Arco-Íris servir como tema para a Pintura na Areia, uma Antiga Arte de Cura Sagrada empregada pelos Clãs de Cura destas nações.
A Deusa da Roda do Arco-Íris chega de todas as Quatro Direções e gira como uma suástica, de modo a cobrir todas as direções. O lado de fora do Círculo Sagrado é protegido por outra Deusa da Roda do Arco-Íris, que se inclina no Espaço, criando com seu próprio corpo um cálice que recolhe a chuva e protege todo círculo. Sem as bênçãos da Chuva, as Três Irmãs morreriam e o Povo não poderia mas continuar a ser alimentado. A Roda do Arco-Íris representa a promessa de Paz entre todas as Nações e entre todo o Povo. A Raça do Arco-Íris vem reforçar a igualdade entre as nações e se opõe a idéia de uma raça superior que controlaria ou conquistaria outras raças. A Raça do Arco-Íris vem para trazer a Paz, através da consciência de que todas as raças constituem na verdade uma raça só. O Arco-Íris encarna a idéia da Unidade de todas as cores e a idéia de que todos os credos devem trabalhar juntos, visando o bem comum. Quando todos os Caminhos que conduzem a Totalidade forem respeitados por todos os povos, a profecia do Arco-Íris estará sendo cumprida.


Aplicação:
Se a Roda do Arco-Íris apareceu em sua sequência, você está sendo solicitado a remover qualquer tipo de discórdia em sua vida, a fim de crescer. Não alimente a negatividade. Observe todas as lições que estão sendo apresentadas neste momento, aprenda com elas, e depois concentre sua atenção no sentido de  em criar nova beleza e mais abundância em sua vida. Não se permita a ser preso na areia movediça de pequenos tiranos(*).
Quando os nossos oponentes são dignos e verdadeiros, nos dão lições que promovem o nosso crescimento e que nos abrem  para um sentido maior de unidade com o Todo.
Os indivíduos prepotentes e mesquinhos não são dignos de sua atenção ou sua energia. Você não precisa assumir os problemas dos outros quando a discórdia é devido à sua falta de unidade e compreensão entre s pessoas.
Envolva qualquer discórdia com a imagem da Roda-do-Arco-Íris da Paz e sinta-se Uno com o  Grande Mistério, mantendo o olhar fixo num Objetivo Maior, e os pés no Caminho Sagrado da Beleza. Lembre-se sempre que você possui a força interior necessária para superar todos os obstáculos à União que possam, eventualmente, estar surgindo em seu Caminho.

(*)Esta carta me caiu como uma luva.
Neste final de semana que passou, tive contato direto e desagradável com pequenos tiranos. Crianças que poderiam ser corrigidas e educadas por seus tutores que nada mais são do que adultos tirânicos)!

Fonte: As Cartas do Caminho Sagrado, por Jamie Sams -ilustrado por Linda Childers

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A dança do Sol



Auto-sacrifício

Do centro do caramanchão sagrado,
Os guerreiros dançam o sol,
Atados à Árvore da Vida,
Até que a dança termine.

Eles sentem a dor da mulher,
Para que o povo possa viver,
Buscando Visões de Cura
Na dor que eles ofertam.


Texto e imagem: Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams
ilustração de Linda Childers

sábado, 21 de janeiro de 2012

Povo-em-pé

Raízes e Doação

O Povo-em-pé percebe as necessidades de todos os Filhos da Terra e se esforça por atendê-las. Cada árvore e planta possui seus próprios dons, talentos e habilidades a serem compartilhados. Por exemplo, algumas árvores nos dão frutos, enquanto outras fornecem curas para distúrbios em nosso níveis emocionais ou físicos.
O Pinheiro Branco é a Árvore da Paz, e pode trazer serenidade à vida de uma pessoa que se senta à sua sombra.

... cada uma das Pessoas-em-pé tem uma lição especial a ser transmitida à humanidade, que vai muito além dos presentes materiais.

A bétula ensina a essência da verdade, nos incita a sermos honestos com nós mesmos ou nos mostra como podemos ser enganados por mentiras alheias.

Os pinheiros são pacificadores. O pinheiro nos ensina as lições de como estarmos em harmonia com nós mesmos e com os outros, além de nos ensinar a obter uma mente silenciosa.

A sorveira-brava, ou Cinza da Montanha, nos traz proteção, nos ensina a ver através das mentiras e também nos mostra como proteger nosso Espaço Sagrado.


O plátano ensina-nos a alcançar nosso objetivos e a fazer nossos sonhos se realizarem.

A nogueira nos ensina clareza ou concentração através da utilização de nossos dons mentais, e nos ensina a empregar a nossa inteligência de forma adequada.

O carvalho nos ensina  a ter força de caráter e manter nossos corpos fortes e sadios.

O salgueiro é a madeira do amor, e nos ensina a dar, a receber, e a saber ceder, qualidades tão necessárias para que o amor frutifique. 

A cerejeira nos ensina a abrir o coração e a nos relacionarmos com os outros usando o sentido da compaixão.

A mimosa é a árvore que representa o nosso lado feminino e revela um coração apaixonado.



Desdobramentos sobre o tema:




Fonte do texto: Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - Ed.Rocco
fonte das imagens:
http://auraanalysis.blogspot.com/2010/04/standing-people.html (Cartas do caminho Sagrado)
imagens 2,3,4,6,7 e 9 -  Madru - A Lenda da Grande Floresta - Frederick Hetman - ilustrado por Tilman Michalski
imagens 5 e 8 - Wikipedia:
http://setasparaoinfinito.blogspot.com/2011/03/berkano.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acer_(bot%C3%A2nica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Willow.jpg

domingo, 1 de janeiro de 2012

O Grande mistério - A fonte original



Fonte Primeira da Criação,
Vazio de Tudo o que é,
Eu te dou graças pelo sopro da vida,
Te dou graças por meus dons.
Mistério Eterno, toca meu coração,
Em beleza possa eu caminhar.
Mistério Sagrado, sê meu guia,
Para que eu possa fazer Andar minhas Palavras.
Fonte Infinita, fica comigo,
Para que eu possa sempre conhecer
O calor de tua Eterna Chama
Bem no fundo da minha alma.


Xamãs -  Os antigos astronautas 

Documentário disponível também  no Youtube: 

Fonte do texto:Cartas do caminho Sagrado Jamie Sams
Fonte da imagem: http://auraanalysis.blogspot.com/2010/03/great-mystery.html
http://video.google.com/videoplay?docid=2235844311749679560

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lobo - O Professor


Lobo...
           Professor,
                       Mestre,
                                                                Desbravador de caminhos,
                                                                    Cão lunar de minh'alma.

Uivando,
                      Cantando,
                                               Ensinando a viver.

Na Grande Nação das Estrelas, o Lobo é representado pela Estrela do Cachorro, Sirius, da qual, segundo as antigas tradições, vieram nossos mestres. Para os egípcios do tempo dos faraós,  assim como para a tribo africana Dogan na época atual, Sirius é a morada dos Deuses.
O Lobo tem os sentidos muito aguçados e tem na lua a sua aliada de poder. A lua simboliza a energia psíquica, e também o inconsciente que guarda os segredos da sabedoria e do conhecimento.
Ao uivar para a lua, o Lobo manifesta seu desejo de entrar em contato com as novas idéias que se ocultam sob a superfície da mente inconsciente.
A magia do Lobo fortalece e estimula o professor que este dentro de cada um de nós.
O totem do Lobo nos estimula a ensinar as crianças da Terra a viver em harmonia e a compreender o Grande Mistério e o sentido da vida.


imagem: http://picasaweb.google.com/chrissamothrace/LesCarteMedecines#

texto:Cartas Xamânicas - A Descoberta do Poder Atraves da Energia dos Animais - Jamie Sams/DavidCarson - ilustração de Angela C. Werneke

sábado, 19 de novembro de 2011

Kokopelli

The Kokopelli Legend of Ancient Anasazi

Toca pra mim, Kokopelli,
Pra meu coração cantar,
Flauta mágica do Mistério,
Som que inspira
Os meus sonhos.

Fogo Fértil,
Que incendeia a mente,
A União Sagrada,
Que, de Coração a Coração,
Só nos fala do Divino.





Texto: Jamie Sams - As Cartas do Caminho Sagrado
Links utilizados para esta postagem:
http://www.topsecretwriters.com/2011/01/the-kokopelli-legend-of-ancient-anasazi/
http://www.terramistica.com.br/index.php?add=Artigos&file=article&sid=77

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Paz Interior



Cachimbo de meus Antepassados,
Ensina-me a cantar em louvor
A todos os presentes
Que o Grande Mistério me traz.

Permite-me alcançar
A libertação do espírito,
E transmite ao meu coração
A chama
Da tua paz eterna.


A carta do Cachimbo fala de paz interior que pode ser encontrada através do equilíbrio do Ser. Agora é hora de honrar ambos os lados de sua natureza, o masculino e o feminino, e reconhecer a Chama Eterna do Grande Mistério que vive dentro de você. A forma como você influencia as vidas dos outros depende deste seu equilíbrio interno.
A paz interior pode ser encontrada através da prece, e da compreensão de seu papel individual dentro do Todo da Criação. A paz mundial começa dentro do coração de cada indivíduo. Chegou o momento de fazer as pazes com os outros ou com qualquer conflito interior que impeça você de ver a beleza de seu verdadeiro potencial. 
Em todos os casos, a carta do Cachimbo pede que você honre as bênçãos concedias pelo Grande Mistério. Ela pede a você que honre tudo aquilo que você é e o motivo por que você está aqui. Ela lhe pergunta como você pode ajudar o mundo. Ao fazer as pazes com seu próprio Ser interno, essas questões serão respondidas e o Caminho Sagrado se tornará mais claro e luminoso dentro de você.



Fonte:Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - ilustração de: Linda Childres imagem:http://auraanalysis.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cerimônia do Peiote


Quando o espírito do povo se rompeu,
Quando a Búfalo deixou de vaguear,
Quando todas as nossas terras foram tomadas
E nós não tínhamos mais casa.

Reflexo do Pássaro da Água
Dos universos interiores
Indicou-nos novas aptidões
E nos trouxe de volta a esperança.






Fonte: http://auraanalysis.blogspot.com/2010/04/peyote-ceremony.html 
Texto: As Cartas do Caminho Sagrado - Jamie Sams - Ed. Rocco

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Camuflagem


Raposa...
Onde você se esconde?
Sob as samambaias?
Disfarçando-se na floresta
Para que eu aprenda?

Você está observando,
Sem que eu perceba?

Tentando ensinar-me
A me tornar uma árvore?(*)


A medicina da raposa ensina a arte da unidade através da sua compreensão, de camuflagem. 
Ninguém pode adivinhar o poder astuto atrás de tais manobras engenhosas.
Habilidade, esperteza, camuflagem, observação, integração, astúcia.(**)




imagem: http://picasaweb.google.com/chrissamothrace/LesCarteMedecines#
textos:Cartas Xamânicas - A Descoberta do Poder Atraves da Energia dos Animais - Jamie Sams/DavidCarson - ilustração de Angela C. Werneke
Luz da Consciência(**)

sábado, 9 de julho de 2011

Bastão-que-fala

O Bastão-que-Fala me faz recordar
Cada Sagrado Ponto de Vista,
Completo dentro do círculo,
Do Elo Sagrado.


O valor do silêncio e de saber ouvir

Nas tribos indígenas norte-americanas era muito comum o uso do Bastão-que-fala, em toda a reunião de conselho da tribo, convocada para discutir assuntos de interesse e tomar decisões de importância para a comunidade. A maior utilidade do Bastão-que-fala era para que só aquele que o estivesse segurando, fizesse uso da palavra para expor o seu ponto de vista. Somente quem estivesse com o bastão na mão tinha o direito de falar naquele momento. Por igual a Pena–da-resposta (geralmente, uma pena de águia) também devia ser segurada pela pessoa que falava, a menos que esta dirigisse uma pergunta a outro membro do Conselho. Se assim fosse, a Pena-da-resposta passava para a pessoa que ia responder a pergunta.(* As cartas do Caminho Sagrado, de Jamie Sams, Editora Rocco).

Dessa forma os nativos americanos davam há séculos um exemplo do procedimento parlamentar que faria inveja aos atuais integrantes das câmaras do senado, de deputados ou de vereadores e até a muitos dirigentes de reuniões de empresas que não conseguem conter a interferência dos seus pares ou comandados na discussão dos assuntos em pauta.

Esse hábito em saber ouvir as crianças indígenas aprendiam desde os três anos de idade, bem como, a respeitar o ponto de vista das outras crianças.

Saber ouvir ou se calar dá oportunidades a que aprendamos as experiências alheias e após filtrar as mais úteis, possamos colocá-las em prática em nossa vida diária no campo social ou dos estudos ou negócios.

Em algumas instituições iniciáticas essa norma de conduta também é respeitada em relação aos novos membros que devem primeiro ouvir como falam e se pronunciam os antigos integrantes do grupo, assimilando as fórmulas e expressões utilizadas e na ordem em que sua fala deve ser feita seja, aguardando sua vez para o momento propício e ainda a autorização para tal.

Pela ordem, aquele que detém o conhecimento ou o poder, está autorizado a transmitir o seu saber ou ordens aos demais. Pelo menos assim foi no decorrer dos tempos, quando sequer havia o uso da escrita ou os sistemas de transmissão pelo som, imagem ou outros artifícios. Os ensinamentos eram passados de geração em geração por transmissão oral, expressa por palavras ditas verbalmente ou, formando contos, e até pela voz musicada, através de cantigas. Na escola os mestres transmitem os ensinamentos de sua disciplina utilizando a voz e outras formas que possam despertar interesse e participação dos alunos, as chamadas técnicas de fixação ou de motivação. O normal é que o mestre fale e os alunos prestem atenção em silêncio ou participando, de acordo com as perguntas ou interpelações do mestre.

Lamentavelmente como na maioria das famílias não se respeita a autoridade dos mais velhos, como pais e avós e dos irmãos mais antigos, todos falam de uma só vez e em geral de maneira desrespeitosa, costume aliás, que as crianças levam quando ingressam nas escolas. Daí a dificuldade dos atuais mestres em manterem a disciplina nas classes e quem passa pelas imediações de uma escola pode ouvir o grande alarido dos alunos e os gritos dos professores tentando fazê-los silenciar ou participarem com atenção nas aulas. Já diziam os mais antigos – o silêncio é de ouro, a palavra é de prata mas a gritaria, a agitação, a balburdia são de lata, quer dizer, não vale nada, mesmo num comprador de entulhos, a menos que sejam hoje as latinhas vazias de cervejas e refrigerantes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O guardião dos segredos


O corvo  assim como a gralha e a pega é um pássaro mágico, o guardião dos segredos ocultos que inspiram a alma. Associado à deusa negra , o corvo também é o pássaro do rei celta Bran, o Abençoado, cuja cabeça está enterrada no local onde hoje existe a Torre de Londres. Segundo a lenda, quando os corvos deixaram de frequentar a Torre, a monarquia cairá.

imagem: White Tower - Wikipédia



Corvo...
Negro como piche.
Místico como a Lua.
Fale-me de magia
E eu voarei com você
Muito em breve.
Leia também Loss


imagem/texto: Baralho Wicca - Sally Morningstar
imagem/texto: Cartas Xamânicas-Jamie Sams/David Carson/Angela Wernecke

domingo, 20 de março de 2011

Purificação

Cante, Sapo, cante!
chame as chuvas
Expulse a seca
Purifique a Terra
Traga novamente a fartura.

O sapo canta a canção da chuva que limpa os campos e faz assentar a poeira da estrada. Situado ao Leste na Roda Mágica, o Sapo tem afinidade com a energia da água, ensinando-nos a louvar nossas lágrimas, pois estas purificam nossa alma.


imagem: http://picasaweb.google.com/chrissamothrace/LesCarteMedecines#
texto:Cartas Xamânicas - A Descoberta do Poder Atraves da Energia dos Animais - Jamie Sams/DavidCarson - ilustração de Angela C. Werneke
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares