Mostrando postagens com marcador Lua. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lua. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Oração aos Planetas


O Amor e a Lei Guiam
Nossa Pequena Aldeia Solar 

Carlos Cardoso Aveline

A percepção consciente de que certas energias da alma humana pertencem ao mundo celeste faz despertar uma espécie de devoção.

O amor pelo que é divino e cósmico se expande quando percebemos pouco a pouco a influência inspiradora dos espíritos de cada planeta e corpo celeste. Os astrônomos provavelmente sentem o mesmo respeito diante do cosmo, ainda que para muitos deles essa emoção seja subconsciente.

Não por acaso Albert Einstein escreveu:

“É muito difícil elucidar esse sentimento cósmico-religioso para qualquer pessoa que não o tenha dentro de si.” [1]

Os seres humanos são alunos diante de um céu infinito. São irmãos menores dos deuses do céu, e não seria má ideia improvisar uma oração. Mas como fazer isso?

O tema de como orar aos espíritos de estrelas e planetas é abordado na obra clássica “Three Books of Occult Philosophy or Magic”, de Agrippa.[2]  Cabe também levar em conta  o ensinamento de Helena P. Blavatsky sobre orações. Segundo a teosofia original, elas não devem conter pedidos pessoais. Servem para expressar uma afinidade e para desenvolver uma vontade ativa e criativa na direção do que é bom, belo e verdadeiro.
Vejamos uma experiência prática neste sentido:


Oração aos Planetas


Om, Shanti.

1) Agradeço ao espírito planetário de Plutão pela dança celeste que mantém com sua lua Caronte. 
Plutão é o instrutor do imponderável e representa a luz invisível do Centro da Galáxia. Ele ensina o dom da luta total, da surpresa e do renascimento. Ele alimenta a capacidade humana de buscar o infinito. E transmite o poder de deixar de lado o que não serve mais, e de renovar o que deve ser renovado.

2) Sou grato à alma de  Netuno. 
Este gigantesco embaixador da galáxia transmite sem palavras à minha alma a paz insondável do oceano primordial. Aprendo com Netuno sobre a alma do universo. Descubro a arte de dissolver o que é pequeno no que é grande, para que a unidade sem fronteiras seja vivenciada no templo do coração. Mas a vigilância é necessária. A cautela manda evitar toda falta de discernimento, quando se trata da energia netuniana.

3) No templo da minha alma, agradeço silenciosamente às inteligências planetárias de Urano.   
O regente da era de Aquário ensina sobre a amplitude ilimitada do ar, a intensidade do relâmpago, a determinação de mudar e o potencial de cada instante. Aprendemos com Urano a expressar uma parcela da energia luminosa e criativa do universo. Porém, a energia de Urano não deve anular minha persistência. Por esse motivo grato a Saturno.

4) O planeta dos anéis transmuta sem pressa as estruturas da minha vida. Saturno não trabalha em função do que seria agradável nesse ou naquele momento. Opera segundo o que é correto perante a Lei. Aprendemos com o mestre do Tempo e do Carma a viver em sintonia crescente com o nosso dever mais sagrado, a partir de uma perspectiva de longo prazo. O rigor metódico do Carma é compensado e estimulado pela vocação de vitória.


5) Júpiter é o mestre do futuro e do otimismo. Graças a ele, se expande em mim a determinação de buscar o melhor em todas as circunstâncias. Os seres humanos aprendem com Júpiter a erguer seu olhar na direção do mundo celeste e a ter confiança no poder luminoso da vida infinita. Este planeta magistral inspira e protege a filosofia, mas cabe evitar exageros quando vivemos a sua energia expansiva.


 6) Agradeço a Marte, o mestre do bom combate. O planeta vermelho é uma fonte de coragem para inovar. Aprendo com o deus da luta a expressar em minha vida a energia transformadora do cosmo. Abstenho-me, porém, da violência desnecessária.



7) Sou grato à Terra, que vive há alguns séculos o renascimento de uma consciência cósmica. É uma bênção fazer parte ativa deste despertar.






8) Vênus é a irmã mais velha da Terra. Ela protege a vida em nosso planeta. Ela ensina a perseverar e a expressar concretamente o amor pelo que é bom, belo e verdadeiro. Agradeço à estrela da manhã (e do anoitecer) pelo equilíbrio e pela força que recebo dela.



9) Mercúrio, o mensageiro dos deuses, é  um mestre da compreensão. Ele dá clareza a meus pensamentos. Aumenta em minha mente a pureza e a força da Verdade Eterna. Minha honestidade é testada na interação de alma com Mercúrio.

10) A pequena Lua se sacrifica maternalmente pela Terra.
Este satélite  ensina amor, autossacrifício e respeito pelo passado. Agradeço à Lua por testar e fortalecer minha determinação de agir e amar além das marés oscilantes de curto prazo.



11) Penso agora no Mestre dos Mestres. 
Seu círculo dourado domina o céu. 
Comemoro em minha consciência a luz eterna e a vida infinita. 
O Sol, o Surya indiano, o Apolo grego, é a contrapartida celeste do meu coração. É o centro astronômico, astrológico e oculto  da nossa pequena aldeia cósmica,  na periferia da Via Láctea. Em sintonia com a influência benéfica do Sol espiritual, mando paz a todos os seres, e agradeço:

Om, Shanti. Shanti, Om.


NOTAS: 
[1] “Assim Falou Einstein”, compilação de Alice Calaprice, Ed. Civilização Brasileira, RJ, 1998, ver pp. 159-160. 
[2] “Three Books of Occult Philosophy or Magic”, de Henry Cornelius Agrippa, 288 pp., Kessinger Publishing Co., Montana, U.S.A. Veja especialmente as pp. 210 e 211. Agrippa é citado nas Cartas dos Mahatmas.

Fontes:
imagens:
www.seasky.org

terça-feira, 8 de julho de 2014

8 perguntas para a Lua

Num conceito bem criativo e inspirador, Carrie Paris criou através deste jogo, uma forma de nos contactarmos com o nosso lado inconsciente e intuitivo.
Casting by the light of the moon

Casting by the light of the moon ( ou em bom português Arremessos, pela luz da Lua) é este belo desenho que você vê acima.
Um molde onde estão oito fases da lua, onde podemos trabalhar várias questões  pessoais e projetos de vida.
Segue abaixo um trecho do texto de Carrie sobre este método de jogo:

"... este é um molde para os amantes da lua.
Quisemos proporcionar um modelo que pode ser utilizado em qualquer dia tanto no início do mês ou o início de um ciclo lunar. Com isso ele é especialmente voltado para aqueles que desejam ver um objetivo através das fases da lua. 
A revolução da Lua ao redor da Terra leva cerca de 29,5 dias e durante esse tempo a lua nos dá oito fases distintas para trabalhar. 
A imagem da lua é um folha de fundição datada de 1800 que ostenta uma lua crescente pensativa. Delineando a lua, estão oito oportunidades para se juntar seus objetivos com os ciclos da lua. Enquanto a maioria prefere começar a adivinhação na lua nova, esta folha convida-o a ser espontâneo e escolher o seu melhor momento. 
A ideia é motivar mais pessoas a trabalharem com o céu noturno e brilhante, como um espelho para a alma. 
Se você começar na Lua Nova por exemplo, este pode  ser  um tempo para começar novas coisas ou criar novos planos.
Escolha seu método de adivinhação, coloque suas questões em  pedaços de papel, embaralhe e coloque-as aleatoriamente em cada uma das fases da lua.
Faça o que você sente chamado a fazer. 
Como costumo dizer, o caminho vai ser o melhor caminho. 
Que o seu futuro siga os seus desejos. "

Oito Perguntas para as fases da Lua 


Lua Nova
O que eu desejo no próximo mês? 



Lua crescente convexa/ ou crescente gibosa
Como posso desenvolver os recursos para sustentar esse desejo? 



Quarto crescente
O que eu posso fazer para iniciar a minha visão para este ciclo lunar? 



Lua crescente convexa / ou crescente gibosa
De que forma posso refinar e aperfeiçoar o meu objetivo? 



Lua Cheia
Qual será o resultado de meus esforços? 


Lua minguante convexa/ ou minguante gibosa
Como posso compartilhar minha visão com os outros? 



Quarto Minguante
Como posso liberar quaisquer energias bloqueadas neste momento? 

Lua minguante/ ou minguante côncava
Como posso limpar velhos padrões indesejáveis como preparação para um novo ciclo? 


Para tirar qualquer dúvida com relação as imagens acima, segue o link da Wikipédia com as fases da lua no Hemisfério Norte e Sul (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua).

Muito bom, acho que vou fazer!

O original em inglês está em:
http://carrieparis.com/casting-light-moon/


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cartas ciganas: Sol e Lua - o grande casamento alquímico interior


SOL - O ânimus. O lado masculino da pessoa. Poder. Um novo horizonte. Um novo caminho se abrindo. Um novo momento. Renascer. Poder mental. Inteligência, raciocínio, lógica.
Carta de realização da matéria pelo uso correto do intelecto e do poder.
Na mitologia africana, simboliza Oxalá, que é a luz que a todos ilumina: seus raios inspiram a vida.
A lâmina do Sol, corresponde ao número 31 que significa "O recluso - O Eremita", porque favorece a auto suficiência e o isolamento com relação aos outros ( ninguém pode trilhar o caminho da nossa própria vida, a não ser nós mesmos, e ele é único ). Há indícios da presença da genialidade ou de uma inteligência superior, por esta vibração. Em algum momento inesperado da vida, as brilhantes promessas mundanas serão trocadas pela quietude e paz da natureza.






LUA - A ânima. O lado feminino. A intuição. A flexibilidade. O romantismo. Conhecimento não aprendido. Adaptação. Reflexo. Beleza. O lado oculto das coisas.
O universo feminino é a tônica desta lâmina.
Na mitologia africana, simboliza Oxum, a maternidade. A fertilidade.
O número 32 que rege esta carta, traz a influência da comunicação. Sendo um número afortunado quando a pessoa sustenta suas próprias opiniões e julgamento.
Combinações:
                                                

31  Sol e 32  Lua: A aproximação do Sol e da Lua sempre fascinaram os homens, porque, nesses dois astros, projetamos nossa luz humana: a energia feminina e masculina, que são instrumentos para a continuidade do princípio criador.

32  Lua e 31  Sol:
Os orientais usam a terminologia Yin e Yang para referir-se a esta combinação binária existente no universo e que forma a harmonia, o equilíbrio.
Tire proveito dessa magia em você. Sol e Lua juntos, simbolizam o grande casamento alquímico interior.





Fonte de consulta e texto:
Cartas Ciganas - A estrada da Vida - de Margarita Fasanella Martinez
ilustrações de Amadeo Fasanella

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Baile no céu!

Desde a tardinha, assim que o sol começou a se esconder, venho acompanhando a beleza que é este espetáculo no céu.
Lua Crescente e Júpiter.
Belíssimos!





domingo, 21 de julho de 2013

Precioso disco de prata

Lua quase cheia,
em pleno domingo e...






...com direito a avião e tudo...




...linda e chique que só ela!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Luminares da Carta Astrológica

imagem: Luna (1885) por Evelyn de Morgan


Luminares da Carta Astrológica
Artigo das Estrelas por Léa Beatriz, do Grupo das Urânias*

(As Urânias são as sacerdotisas da Teia de Thea que se dedicam ao estudo da Astrologia)

A carta astrológica do nascimento, também conhecida como mapa astral natal, é a representação do céu no momento do nascimento da pessoa. É uma ferramenta complexa e muito interessante, principalmente para os que buscam se aprofundar no autoconhecimento. 
Dois pontos muito importantes no mapa são os luminares, ou seja, o Sol e a Lua, que são analisados de acordo com seus signos, casas e aspectos. Neste texto tentaremos diferenciar, um pouco, a energia lunar da solar, que é um detalhe muito importante e que, muitas vezes, acabam se confundindo.
A Lua representa, além de muitas outras características (merecia um texto pra esse tema), o perceber e o receber tudo o que está a nossa volta e o signo em que a Lua estiver é que dirá a forma como percebemos e recebemos essas informações e situações.
Vamos aos exemplos que são ótimos para tornar o texto mais divertido, apesar de muitos simples pois estamos vendo só a Lua no signo e desconsiderando todo o resto (ou seja, o exemplo é só ilustrativo e não se aplica a ninguém, pois todos temos uma complexidade muito maior que essa).

Em uma reunião de amigas, alguma solta uma indireta em voz alta...
Aquela que possui a Lua em Áries: já acha que foi pra ela.
A da Lua em Gêmeos: já sabe pra quem foi a indireta.
A da Lua em Virgem: analisa pra saber se é ou não pra ela, mesmo que a chance seja nula.
A da Lua em Libra: se sente desconfortável com a atitude dessa pessoa que desarmonizou o ambiente.
A da Lua em Peixes:  já sabe o que a pessoa quer com tal atitude.

O Sol representa, além de muitos outros elementos, as características do nosso ser, e o que é importante para a pessoa se sentir bem e se recarregar. Sendo que, recarregando o Sol de forma rica e com as energias adequadas para o crescimento espiritual de  cada um teremos mais luz para iluminarmos a nossa Lua e todos os outros astros, nos tornando seres cada vez mais evoluídos e inteiros. 
Vamos a algumas formas de se recarregar de acordo com o signo solar:
Sol em Áries: buscar autonomia e autossuperação.
Sol em Touro: reforçar o poder de seus dons e habilidades.
Sol em Gêmeos: trocar idéias positivas e criativas; envolver-se em discussões saudáveis, construtivas.
Sol em Câncer: abraçar uma causa, ajudar alguém.
Sol em Leão: desenvolver seus dons; transferir um pouco do seu brilho, transformando o pequeno ou simples em algo maravilhoso e transformador.
Sol em Virgem: fazer o que você considera mais correto; ser útil, usando seus conhecimentos.
Sol em Libra: agir de forma justa e sem exclusões; lutar pela representatividade de todos.
Sol em Escorpião: fazer uso da crítica construtiva; revelar, com cuidado, o que sabe (porque o Escorpião sabe!) que precisa ser transformado.
Sol em Sagitário: conectar-se com a sabedoria do Universo; conhecer outras culturas.
Sol em Capricórnio: refletir, planejar, seguir, corrigir, construir, assumir responsabilidades.
Sol em Aquário: estar em grupos que se relacionem sem cobranças e onde as características individuais sejam importantes para o coletivo.
Sol em Peixes: saber a importância de fazer a sua parte, porque estar presente na parte é estar integrada com o todo.
Agora formas inteligentes de se fortalecer:
Lua em Aries: saber utilizar a raiva como ferramenta para a autossuperação.
Lua em Touro: reconhecer suas reais necessidades e saber que o “a mais” é uma opção.
Lua em Gêmeos: encarar as situações de forma alegre e divertida, levando o bom humor sempre no bolso.
Lua em Câncer: acolher seus próprios sentimentos e reconhecer a riqueza trazida por eles.
Lua em Leão: reconhecer a sinceridade de suas emoções; cercar-se de pessoas que gostem de você e reconheçam seu valor.
Lua em Virgem: reconhecer o que é importante para discernir o que pode e deve ser mudado e o que deve ser preservado.
Lua em Libra: estar em ambientes que valorizem as regras de convivência e a participação equilibrada de todos.
Lua em Escorpião: reconhecer, fortalecer e proteger a sua essência; não se expor.
Lua em Sagitário: ter sempre à sua disposição recursos para dar asas à imaginação.
Lua em Capricórnio: reconhecer os limites da própria responsabilidade e saber sempre a quem recorrer caso precise de ajuda.
Lua em Aquário: estar sempre informada das novidades e em contato com os amigos.
Lua em Peixes: reconhecer e alimentar a sensibilidade o sentimento do sublime.



Vale conferir também:
fonte imagem e texto:Estante Virtual
Este livro traz os processos psicológicos simbolizados pelo Sol e pela Lua que mesmo sendo básicos atuam nos seres humanos, pois a luz lunar, nos ensina a sentir compaixão a nos relacionarmos e até de cuidarmos de nós mesmos. A luz solar nos leva a jornada do herói pela ansiedade, perigo e solidão, e nos informa de nossa própria divindade. Neste novo e exitante volume dos Seminários sobre Astrologia psicológica, os autores se unem para discutir a mitologia e a Psicologia da Lua, a importância dos relacionamentos, o papel do pai no desenvolvimento individual, o modo como a mãe afeta a pessoa e como mesclamos a energia do Sol e da Lua no decorrer da existência.

domingo, 8 de abril de 2012

Impressões de um céu noturno

A ESTRELA



Numa tentativa, quase sempre frustrada, de querer capturar as belezas de um céu em noite de luar, as imagens acima são pela ordem:
Duas fotografias de uma belíssima estrela com um brilho inigualável (acho que é Vênus) e um pequeno filme onde, em vão, tentei captar tamanha beleza.
Estas imagens foram feitas pela janela da sala...
Quando me dei por "satisfeita", fui guardar máquina fotográfica e eis que entro no quarto e me deparo com a lua cheia, iluminado o ambiente com sua luz azul...

A LUA








Não hesitei em fotografá-la e até ousei fazer um pequenino filme também.
Nessas fotos tentei captar a magia desse nosso satélite em mais um de seus momentos de magia e esplendor.
Todas as vezes que teimo em tirar tais fotografias, fico com aquela sensação de que ao vivo é infinitamente mais belo, intrigante e emocionante. 
As máquinas não captam aquilo que minh'alma reconhece como DIVINO.
Vale então o registro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares