Mostrando postagens com marcador Minas Gerais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Minas Gerais. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cicloturismo - um passeio pelas Minas Gerais

Acabei de assistir ao último episódio do programa Mais Ação especial Estrada Real Ciclo do Diamante, e como não podeira deixar de ser, me apaixonei um pouco mais por minha terra. 
A beleza das montanhas, a gente simples e hospitaleira, a beleza das igrejas e casarões...
Por tudo isso, Minas Gerais é uma terra abençoada.
Confira!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Segredos guardados no solo de Minas Gerais

Olhos d'água é uma canção simples mas que vai direto ao nosso coração.
Utilizando com inteligência os nomes de alguns municípios que representam os minerais, o compositor e cantor Vander Lee ressalta as riquezas e as belezas da nosso estado.
Na letra, que segue logo abaixo, as cidades que fazem parte da canção, estão em letras maiúsculas.
Simples e belo.

O riacho nasceu 
Nos olhos de uma menina 
Na mina dos olhos seus 
Lágrimas de TURMALINAS, 
ametistas,
ESMERALDAS,
 águas marinhas,
onde o tempo escondeu ouro de minas 
HEMATITAS,
sodalitas,
  CARBONITAS
são bonitas demais. 
São segredos guardados no solo sagrado de Minas Gerais.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Artesanato mineiro: arte de encher os olhos

Ontem em comemoração ao 1º de Maio e ao dia de São José Operário, o programa Sabor de Vida nos brindou com a reprise do especial que foi ao ar em Março passado, gravado nas cidades Ouro Preto, Alpinópolis e Bichinho, mostrando a riqueza do nosso artesanato.
Modéstia à parte, dá um orgulho danado de ser mineira.
Ô terra boa!
Confira este belíssimo programa!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mapas: formas, imagens e imaginação

Ontem estava procurando na Internet um mapa, mais especificamente o de Minas Gerais, para ver se havia alguma informação interessante sobre o formato do mesmo.
Além daquilo que já sei, que o mapa lembra um rosto de perfil e com um nariz bem grande, não encontrei nada significativo.


Curiosa que sou, continuei pesquisando e encontrei no blog do Railer, que também é mineiro, uma postagem muito bacana sobre este mesmo tema.
Na realidade o que me impressionou, foram os comentários inteligentes que seus leitores fizeram, e que acabaram por acrescentar, através das impressões de cada um a cerca de outros mapas de alguns estados do Brasil, um quê de curiosidade, informação e imaginação.
Peço licença ao autor do blog para colocar aqui alguns dos mapas que foram citados e com o que eles  se parecem, segundo os comentários dos leitores:



RIO GRANDE DO NORTE:
UM ELEFANTINHO


RIO DE JANEIRO:
UM GATO DEITADO


MARANHÃO:
A CARA DE UM BODE

SANTA CATARINA:
UMA CHAVE


MATO GROSSO:
UM CACHORRINHO DE PERFIL
(A ORELHA ESTÁ ENTRE OS ESTADOS DO AMAZONAS (AM)
E  DO PARÁ (PA) 


ACRE:
UMA BOCA ABERTA (NUM ROSTO DE PERFIL)


TOCANTINS:
UM CHAPÉU DE MAGO


BAHIA:
LEMBRA O MAPA DO BRASIL
 (MEIO DE LADO)
Mapa do Brasil

O mapa de Goiás não foi mencionado nos comentários, mas de tanto ver mapas acabei encontrando nele alguma coisa.
Seguindo o contorno do mapa, na divisa com Minas Gerais, aparece um rosto de perfil com a boca aberta.


No mesmo mapa, quando em tamanho menor (o quadradinho branco em destaque  representa o Distrito Federal) faz com que o mesmo adquira um semblante  zangado, como que mostrando os dentes por conta do quadradinho branco:

HAJA IMAGINAÇÃO!


Fonte dos mapas:http://www.baixarmapas.com.br/

sábado, 26 de maio de 2012

Celebração do divino em São João del Rei com capela restaurada

foto por Rodrigo Clemente -Esp.EM/D.A.Press

São João Del Rei - Fé, preservação e defesa do patrimônio mineiro. Esses são os elementos principais de uma história que começa no século 18 e ganha nova etapa amanhã, quando os católicos celebram a Festa do Divino Espírito Santo. Com procissão e missa solene, será inaugurada, às 9h30, uma capela no Centro Histórico de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, construída especialmente para abrigar o altar-mor e dois retábulos laterais, forro, púlpito, arco-cruzeiro e andor do padroeiro, representado pela pomba sagrada, com pinturas atribuídas ao artista colonial Joaquim José da Natividade (1775–1840). A trajetória do acervo em estilo rococó, originalmente pertencente ao templo de uma fazenda de São Vicente de Minas, no Sul de Minas, reúne lances de emoção à flor da pele, trâmites burocráticos, resgate e espera de mais de 20 anos. No fim das contas, Minas conseguiu manter um bem religioso e cultural.
Continue lendo em aqui


Variações sobre o tema:

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Coisas da minha terra




Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

Descubra Minas


Que bandeira se desdobra?
Com que figura ou legenda?
Coisas da Maçonaria -
do paganismo ou da Igreja?
A Santíssima Trindade?
Um gênio a quebrar algemas?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um expresso de Minas Gerais para a Irlanda

Vale a pena conferir as aventuras dos jornalistas mineiros, Maria Silvério e Branco Di Fátima, na Irlanda.
O resultado desta viagem está no blog Alfandegário, ótimas fotos, ótimos textos, belas e misteriosas paisagens.
Dá para sentir um gostinho da Irlanda é quase como se estivéssemos lá.
Melhor mesmo, só em carne e osso!
Boa leitura e boa viagem.

Clique na imagem e conheça o Alfandegário na versão blogspot.
 foto: Castelo de Dunamase, no Condado de Laois 
por Maria Silvério, Dzai-Alfandegário.blog


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares