No budismo do Tibete, os símbolos são uma parte da vida diária. Nos primeiros séculos, as estátuas de Buda não estavam em uso; arte budista usou símbolos para representar os ensinamentos do Buda.
Há oito símbolos centrais do budismo tibetano conhecido como os "Oito Símbolos Auspiciosos". Você vai encontrá-los em todos os lugares no Tibete e nas comunidades em exílio. Eles são tradicionalmente oferecidos aos professores durante as cerimônias de vida longa e são usados em várias formas de arte ritual. Acredita-se que cada um dos símbolos tibetanos representa um aspecto de ensinamentos do Buda e quando aparecem todos juntos os seus poderes são multiplicados.
Aqui está uma explicação de cada um:
imagem: Parasol |
2.Peixes Dourados, representados por dois peixes na vertical com suas cabeças voltadas um para o outro. Simbolizam a felicidade dos seres sem medo, sem o sofrimento do Samsara, pois os peixes têm liberdade completa na água. Representam a fertilidade e a abundância, já que se multiplicam rapidamente. Muitas vezes são dados como presente de casamento.
imagem: Bumpa |
Simboliza uma vida longa, riqueza e prosperidade e todos os beneficios deste mundo e da libertação.
imagem: Lotus flower |
The (Right-Spiralling) Conch Shell |
imagem: Endless knot |
imagem:The Victroy Banner |
imagem: Dharma wheel |
ASHTAMANGALA - The Eight Auspicious Symbols
Ouça nos links abaixo
Faixa 1: Nidhana Khumba (Treasure Vase)
As peças deste CD de Michael Ormiston e Candida Valentino representam reflexões sonoras contemporâneas sobre os oito símbolos auspiciosos do budismo.
Faixa 2: The Wheel of Life, Eternal Knot, Anahata Medley
Faixa 3: Wish Fulfilling Prayer (Treasure Vase ) (Soundcloud)
Faixa 4: Two golden fishes (Soundcloud)
Faixa 5: Parasol Protection Mantra & Banner of Victory
Faixa 6: Lotus, Conch e Parasol sound journey (Versões curtas - Soundcloud)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo!