domingo, 30 de setembro de 2012

Filtro dos Sonhos / Dreamcatcher

Hoje tão logo acordei, percebi que o filtro dos sonhos que tenho na janela do quarto estava balançando bastante e pensei comigo mesma "eh, lá fora deve estar ventando bastante pois, mesmo com a janela fechada ele está balançando demais"... 
Fiquei olhando para ele, vendo as penas balançando, imaginando como ele foi feito e lembrando-me do dia em que  comprei-o.
Ao mesmo tempo em que tentava justificar para mim mesma o motivo do apanhador dos sonhos (que já está comigo a mais ou menos uns 6 anos), estar chamando minha atenção, ao se balançar, logo senti que ele queria me dizer algo...
Creio que seja que, faltava colocar por aqui algo sobre a sua origem; coisa que até então eu desconhecia totalmente.
Eis o que encontrei:


Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflito que o mundo todo está ligado por uma "WEB" = teia em inglês).
Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a "Medicina da Criação".
Num dos mitos da Criação, conta-se que no início do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam se colidindo, uns com os outros. A vovó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica.
Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.
Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento até a morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases.
Ela dizia:
"Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:
"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia".

Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos).
Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.
Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer.
Você poderá colocá-lo no seu quarto, escritório, ou até no berço ou carrinho do bebê. Os nativos ensinam que os bebês ao verem a pena balançar com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar. Ele é feito na forma de um círculo, tradicionalmente com galhos de Salgueiro. É feita uma rede na forma de uma teia de aranha com uma abertura ao centro. Tem muitas lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer.
É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente.

O circulo 
O círculo representa o Círculo da vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.

A Teia e a Pena
Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção.
Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.

O Centro da Teia
Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.
Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.

Atualmente muitas lojas vendem filtro dos sonhos, alguns industrializados com penas coloridas, espelhinhos. Particularmente, prefiro algo mais tradicional, mais rústico, feito artesanalmente com cipós colhidos, com preces e orações. Você poderá comprar em lojas ou aprender a fazer numa oficina de confecção (acho mais interessante !)
No xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.

Bons Sonhos !
Informe-se sobre a Oficina de Confecção de Filtro dos Sonhos com Fany Carolina no voodaaguia@xamanismo.com.br



Veja como fazer um filtro dos sonhos:
http://www.youtube.com/watch?v=XOPOlExqyyY

Consagrando, limpando e energizando um Filtro dos Sonhos:  http://www.youtube.com/watch?v=gcXesXoTD4E&feature=plcp

Outro texto sobre o tema:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=5394

sábado, 29 de setembro de 2012

De volta ao passado

Já pensou em refazer uma pose de uma foto antiga que você gostava?
Pois é. Esta é a proposta, inusitada, que a fotógrafa Irina Werning faz com quem se habilita a participar do seu projeto, que existe há dois anos, chamado "Back to the future".
Em Outubro e Novembro deste ano, Irina irá à Cidade do México, Panamá, Bogotá, Lima, Santiago do Chile e Caracas, para captar mais imagens.
As fotos logo abaixo, foram feitas na Argentina, Alemanha, França, Holanda e Inglaterra.
Confira algumas delas:

Marita y Coty 1977 & 2010 Buenos Aires © Irina Werning
Morita Sisters 1979 & 2010 Buenos Aires © Irina Werning

Fer 1970 & 2010 Buenos Aires © Irina Werning

Puna 2003 & 2011 Buenos Aires © Irina Werning 

Christoph 1990 & 2011 Muro de Berlim © Irina Werning  

Veja mais em:
http://irinawerning.com/index.php?/bttf2/back-to-the-future-2-2011/

Os interessados em "voltar ao futuro", podem entrar em contato pelo email: backtothefuturepics@gmail.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Pai Nosso no Zodíaco





A Oração do Pai Nosso pode ser sintonizada com o Zodíaco através das duodécuplas invocações às doze Hierarquias Criadoras que circundam o nosso Sistema Solar, invocando suas bênçãos sobre o planeta Terra e todos os que nela habitam.
Corinne Heline

Pai Nosso, que estais no Céu
Invocação ao Sol Central

Santificado seja o Vosso Nome 
Áries - Princípio

Venha a nós o Vosso Reino,
Touro - Harmonia

Seja feita a Vossa  Vontade, 
Assim na Terra como no Céu
Gêmeos  - Polaridade

O Pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Câncer - Fecundidade

Perdoai-nos as nossas ofensas,
Leão - Amor

Assim como perdoamos a quem nos têm ofendido, 
Virgem  - Discriminação

E não nos deixeis cair em tentação,
Libra - Equilíbrio

Mas livrai-nos do mal
Escorpião - Transmutação

Pois Vosso é o Reino
Sagitário - Luz

O Poder
Capricórnio - Poder de Cristo

E a Glória 
Aquário - Irmandade

Para todo o sempre. Amém.
Peixes  - Culminação Divina, encerrando um ciclo cósmico.


Texto:http://www.fraternidaderosacruz.org
imagem:
http://bloggers.com/post/golden-dawn-astrological-correspondences-for-the-tarot-major-arcana-8267970

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

As horas estão voando...

...literalmente!



Encontrei uma reportagem na Revista Bons Fluidos do mês de Outubro/2012, sobre este belo relógio Swallow (andorinha em inglês), criado pelos designers da  Haoshi Desing, de Taiwan.
Com uma sacada bem legal, eles substituíram os clássicos números do relógio, por um conjunto de 12 andorinhas brancas, cada uma em um estágio de voo, simbolizando com isso a passagem do tempo. Segundo li na reportagem do site Mad Mag, as andorinhas simbolizam também sorte e um desejo de felicidade para as pessoas.



Se quiser ver as andorinhas em detalhes visite o site:
http://www.haoshi.com.tw/index_f.php
No menu superior clique em DECOR DESING e logo abaixo aparecerá um sub menu com nome "SWALLOW".
Imperdível.

Fonte das imagens:http://madmag.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Shanti


"Eu sou o anjo da paz
Trago a tranquilidade 
e uma estrada suave para você caminhar"


Shanti representa a paz e o amor. Oferecendo a esperança  para o futuro.
A mensagem positiva e animadora trazida por Shanti é um lembrete gentil para desacelerar, relaxar, concentrar-se e permanecer positivo.

Fonte:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Invocação aos Anjos da Terra



Anjos da Terra
Meu Mestre disse que esses Anjos se ocupam de proteger nosso planeta de qualquer energia destrutiva que tente agredi-la. A Terra também tem um espírito e uma função a cumprir: permitir a vida e a evolução das espécies e indivíduos.
A Terra é um ser vivo e, como tal, deve ser respeitado e amado.

Invocação:
Anjos da Terra! Peço que a atmosfera da Terra seja purificada. Que nosso planeta seja protegido e que todas as belezas criadas por Deus se mantenham intactas para que as próximas gerações possam também contemplar a beleza deste planeta e dar graças ao Criador.

Fonte: Padma Patra - A Invocação dos Anjos - Círculo do Livro/1994

domingo, 23 de setembro de 2012

Signos rúnicos


Muitos estudiosos consideram que cada Runa tem um período de regência no ano e traz suas energias e suas tendências aos nascidos sob seu signo.
Cada signo rúnico traz aos seus regidos tendências e forças recebidas pela influência de suas energias.
É muito interessante como os perfis dos signos sempre ilustram perfeitamente certas tendências dominantes em nossa personalidade e explicam certos fatos que não entendemos porque se repetem com tanta frequência em nossa vida.


FEHU - de 06 a 20 de Abril

O planeta regente dessa runa é Vênus.
As pessoas regidas por Fehu nasceram para a fartura. Possuem muita facilidade para trabalhar com finanças e muitas vezes abusam desta dádiva natural e acabam gastando mais do que possuem porque contam demais com sua sorte costumeira.

URUZ - de 21 de Abril a 06 de Maio

Planeta regente de Uruz é Marte.
Uruz rege as oportunidades e consequentemente os desafios e as mudanças. Os nascidos sob sua regência encontram facilmente oportunidades através de convites que muitas vezes são verdadeiras tentações que devem ser analisadas e ponderadas. Geralmente são pessoas que participam de várias atividades e atuam profissionalmente de uma forma bem diversificada.

THURISAZ - de 07 a 21 de Maio

Planeta regente é Júpiter.
Os nascidos sob a regência de Thurisaz recebem a proteção para as escolhas através da energia da reflexão, discernimento, revisão e equilíbrio para resolver os conflitos pessoais e da vida.

ANSUZ - de 22 de Maio a 06 de Junho

Ansuz é regida por Mercúrio.
Ansuz rege a sabedoria, a eloquência, o conhecimento, a intuição e pelo significado mais puro, a boca.
Portanto, se as pessoas nascidas sob a sua regência aproveitarem essa energia maravilhosa, receberão a luz da comunicação divina para iluminar seus caminhos e suas palavras.

RAIDO - de 07 a 21 de Junho

Raido é regida por Mercúrio.
Raido rege as viagens e as mensagens, favorece as uniões e as negociações. 
Sua energia traz movimento, autonomia, autoconfiança e forças para andarmos com os próprios pés.

KENAZ - de 22 de Junho a 07 de Julho

Kenaz é regida por Marte e o Sol.
Kenaz rege a luz, a força, as recuperações rápidas, o poder e as soluções.
As pessoas nascidas sob a influência desta runa possuem habilidade natural para soluções e muitas vezes são irreverentes porque sabem que sempre surgirá uma luz no fim do túnel para socorrê-las.

GEBO - de 08 a 22 de Julho

Gebo é regida por Vênus.
Gebo traz a energia das alianças, da convivência e do amor. 
As pessoas nascidas sob esta Runa são solidárias e possuem facilidade nas parcerias e nas alianças. Sentem dificuldade em agir e viver sozinhas.


WUNJO - de 23 de Julho a 07 de Agosto

A energia de Wunjo (que é também regida por Vênus) traz alegria de viver e o otimismo anunciando surpresas boas, realização de desejos em todos os sentidos e bons presságios.
As pessoas regidas por Wunjo são benfazejas, bem vindas e sempre trazem notícias alvissareiras.
Sabem trabalhar com o humor e o otimismo de tal forma que até em ocasiões difíceis estão serenas, quando não brincalhonas e alegres. Esta postura faz com que todas as energias negativas se afastem rapidamente.

HAGALAZ - de 08 a 22 de Agosto

Hagalaz tem como regente Saturno.
Hagalaz traz a força das energias destrutivas da natureza, do incontrolável.
Os regidos por Hagalaz recebem a energia da justiça e a força incontrolável de combater o que está errado. Muitas vezes não sabem aproveitar favoravelmente esta energia e agem como um "trator", destruindo tudo e todos que vierem a sua frente.
Seus regidos são protegidos. Halagaz é comparado aos "Olhos de Deus".

NAUTHIZ - de 23 de Agosto a 07 de Setembro

Nauthiz (também regida por Saturno) indica dificuldades e limitações, sua energia é de  superação.
Os regidos por esta runa passam por dificuldades mas, se souberem usar sua energia superam tudo e se superam constantemente. É como a fábula da lebre e da tartaruga, que devagar e sempre venceu a corrida.

ISA - de 08 a 22 de Setembro

Iza é regida por Júpiter.
Isa traz a energia da reflexão e do equilíbrio. Seus regidos sabem esperar, se proteger e conservar o que conquistaram.

JERA -  de 23 de Setembro a 07 de Outubro

Jera é regida por Mercúrio.
Jera é a runa das recompensas e da colheita, dos períodos, dos ciclos e da mutação. 
Sua energia traz justiça e recompensa pelos trabalhos e pelos merecimentos.
Seus regidos sempre conseguem "boas colheitas" por sua dedicação, calma e persistência.

EIHWAZ - de 08 a 22 de Outubro

Eihwaz é regida por Júpiter e está ligada à proteção para vencer os obstáculos e atingir as metas.
Sua energia ajuda a trabalhar com os nossos bloqueios, desmistifica todo tipo de obstáculos para persistirmos até o final.
Seus regidos são determinados e conquistam suas vitórias vencendo todas as barreiras do seu caminho.
PEORTH - de 23 de Outubro a 07 de Novembro

Peorth tem como regente o planeta Marte.
O significado de Perth/Peorth é segredo, iniciação, o inesperado e o futuro.
Sua energia se refere ao futuro trazendo revelações, novas oportunidades e habilita seus regidos ao futuro tornando-os destemidos, e muitas vezes, visionários.

ALGIZ - de 08 a 22 de Novembro

Algiz é regida por Júpier e Vênus.
Indica bençãos, proteção e recompensa por merecimentos.
Sua energia traz retidão, gratidão, fidelidade, honestidade, merecimento e proteção.

SOWELU - de 23 de Novembro a 07 de Dezembro

Sowelu que é regida pelo Sol, traz ação, força, oportunidades e diversificação. 
Seus regidos recebem a força, a luz e o poder do Sol. As pessoas deste signo são brilhantes, trabalham em vários projetos e conquistam oportunidades em todos os sentidos.

TEIWAZ -  de 08 a 22 de Dezembro

Teiwaz é regida por Marte.
Teiwaz traz a energia da motivação, da coragem e da determinação.
Seus regidos recebem naturalmente as forças do guerreiro nas batalhas da vida, sendo impávidos e destemidos.


BERKANA - de 23 de Dezembro a 05 de Janeiro

Berkana é regida pela Lua e por Júpiter.
Os regidos por Berkana recebem a energia da nutrição, da paciência, da generosidade, do nascimento e do crescimento. Estão ligados à família, à gestação, aos ganhos, à nutrição e à vida.

 
EHWAZ - de 06 a 20 de Janeiro

Ehwaz é regida por Mercúrio que é responsável pelas mudanças rápidas nos processos da vida.
Sua energia é a do movimento, das modificações e das mudanças para melhor, seus regidos geralmente não conseguem  ficar parados e adoram novos caminhos e novos ventos.

MANNAZ - de 21 de Janeiro a 04 de Fevereiro

Mannaz é regida por Saturno.
Representa a humanidade e o ego, a lógica e a imparcialidade, a comunicação íntima e universal.
Seus regidos recebem a energia reveladora, a força interior, a espiritualidade e o discernimento ideais para situações que precisam de lógica e reflexão.

LAGUZ - de 05 a 19 de Fevereiro

Laguz rege o subconsciente, a intuição, seu regente planetário é a Lua que está ligada às marés e aos fluxos.
Sua energia responsabiliza- se pelos ritmos da vida. Seus regidos são intuitivos e flexíveis.

 INGUZ - de 20 de Fevereiro a 06 de Março

Inguz regida por Vênus, traz a energia da Força Divina, da iluminação, da revelação e da solução. Os nascidos sobre esta runa têm a benção das soluções e das conclusões, gostam da verdade, são objetivos e essenciais.

 
DAGAZ -  de 07 a 21 de Março

Dagaz tem como regente o Sol.
Dagaz é a borboleta que sai do casulo e voa livremente. Sua energia é transformadora, representa o dia, a transmutação, as chances e as possibilidades.
Os "transformadores" regidos por ela transcendem e rompem barreiras e os padrões usuais, pois para eles não existem limitações.



OTHILA - de 22 de Março a 05 de Abril

Regida por Saturno e Marte traz a energia de rupturas radicais que geram antíteses como: perder para ganhar. Trabalha com o desapego, separações e heranças.
Seus regidos são resignados, desapegados e sempre conseguem pelo menos o suficiente para o seu sustento, e muitas vezes, recebem grandes surpresas da vida.

Fonte do texto: 
Runas Magia e Transformação de Rosa Maria Biancardi - Ed. Alfabeto/2002
Imagens:
Runes Visions Cards
Runes
Runes 2ooo - Best Print (Russia)  - http://rozamira2010.narod2.ru/orakuli/r/

sábado, 22 de setembro de 2012

Ostara - Madrugada Radiante

Love of Goddess - Ostara
Mitologia:
A deusa germânica da fertilidade, da agricultura e da primavera, Eostre, ou Eastre, era celebrada com o ateamento ritual dos fogos da aurora como proteção para as plantações.
Ela simboliza a primavera, o novo crescimento e o renascimento. Certa vez, quando a Deusa estava demorando a chegar, uma menininha encontrou um passarinho que estava prestes a morrer de frio e pediu ajuda a Eostre. Uma ponte de arco-íris surgiu, e Eostre veio com seu vestido em tom de vermelho quente e vibrante, como a luz do sol, fazendo com que a neve se derretesse. E assim, a primavera chegou.
Como o pequeno pássaro estava mortalmente ferido, Eostre transformou-o em uma lebre de gelo que botava ovos cor de arco-íris. Como um sinal da chegada da primavera, Eostre ensinou a garotinha a observar quando a lebre de gelo surgisse nas florestas.
O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky




imagem: Ostara, por Johannes Gehrts

Chamada de "Madrugada Radiante", Ostara - e sua equivalente anglo-saxã Eostre -simbolizava a aurora, o renascimento da vegetação na primavera e a fertilidade vegetal, animal e humana. Era celebrada, no equinócio da primavera, com canções, danças, procissões de pessoas enfeitadas com guirlanda de flores, folhas e tocando sinos. As pessoas levavam oferendas de ovos tingidos, pintados ou decorados, brotos, flores e roscas doces, em forma de lebres ou confeitadas com rodas solares.
Seus nomes deram origem à denominação da Páscoa (Ostern, em alemão, e Easter, em inglês), e ao hormônio feminino da fertilidade, o estrógeno. Seu animal totêmico era e lebre; suas cores, as das flores e das folhas. Para invocar sua proteção e benção eram acesas fogueiras nas colinas (na madrugada de seu festival ou na véspera do equinócio), oferecendo um Blot ("sacrifício", cerimônia nórdica para invocar e agradecer às divindades) ou um Sumbel (comemoração festiva com brindes formais para as divindades, os ancestrais e os amigos, que pode - ou não - seguir-se ao Blot),e depois, abençoadas as sementes para os plantios e realizados rituais de fertilidade (vegetal, animal, humana).
Mistérios Nórdicos - Mirela Faur


Mais do mesmo em:
http://naedelagartaaborboleta.blogspot.com.br/2012/09/ostara.html

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Personalidades, monumentos e objetos


Esta tela gigante foi pintada em 2006 pelos artistas chineses, Dai Dudu, Li Tiezi e Zhang An.
Clique no link abaixo e veja, em tamanho ampliado, quem são estas pessoas, alguns monumentos e objetos que estão nesta verdadeira salada da história da humanidade.
Vai de Bruce Lee a Elvis Presley, de Gandhi a Bill Gates, de Stonehenge a Grande Muralha e otras cositas más.
Ao colocar o cursor sob a figura desejada, você terá informações biográficas de cada uma delas.
Achei muito original.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A harmonia da flores


As flores representam a etapa de máxima sutilização da matéria no reino vegetal. Para elas convergem substâncias e forças terrestres que ascendem do solo e se elevam de patamar em patamar dentro do campo vital da planta.
Por outro lado, as flores são o gesto sublime de entrega do vegetal à luz. Nessa doação ele incorpora os elementos imponderáveis que lhe chegam de todas as direções do cosmo e os expressa como cores, harmonia de formas, aromas e vibrações.
Por meio das folhas as plantas se abrem diretamente às influências da luz do Sol. Assimilam sua energia radiante, materializam-na pela fotossíntese sob a forma de substâncias, e assim a introduzem na vida vegetal. Por meio das flores, porém, as plantas se doam por completo à luz e trazem à manifestação material o resultado dessa comunhão. Assim, na formação floral as plantas se elevam acima da vida vegetativa e se relacionam mais intensamente com a vida solar e cósmica, seus ritmos e movimentos.
Nas flores se materializa em alto grau o padrão de harmonia da planta. Esse concentrado de energias, impregnado de impulsos de ordem e pureza, atua no organismo e no psiquismo humano, favorecendo seu reequilíbrio.
A irradiação das flores tocam o ser humano sobretudo no plano etérico e no astral-emocional. Suas cores, a simetria das suas formas, seus perfumes e emanações sutis elevam também o campo etérico do ambiente.
Mas há ainda aspectos mais profundos das flores, aspectos que atingem até a periferia do corpo causal (*)do ser humano, influenciando suas disposições anímicas. É dessa influência que derivam as demais, acima citadas.
Cada vegetal está em sintonia especial com determinadas correntes de energia cósmica.

(*) Corpo causal: veículo de expressão da alma em níveis supramentais. Trata-se de uma estrutura energética que sintetiza as experiências do ser nas suas passagens pela Terra.


Fonte: Os Sete Remédio Solares  - Dr. José Maria Campos (Clemente) - Ed. Pensamento

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Símbolos Celtas

Encontrei uma destas imagens abaixo em uma publicação do Facebook, e como não poderia ser diferente, movida pela curiosidade e vontade de saber mais, acabei encontrando outros desenhos e alguns textos (em espanhol) traduzidos via Google e "melhorados" por mim, que explicam um pouco sobre estas espirais.
Infelizmente não consegui detectar quem é o autor destes lindos desenhos.
Espero que gostem.



Trisquel:
este símbolo é respresentado muitas vezes, sob diversas formas e em culturas diferentes, existe desde o período neolítico, tendo sido encontrado por toda a Europa e Ásia Menor.
É um símbolo solar, que composto de três braços que estão unidos por um ponto central,representando a união dos três elementos fundamentais dentro do universo Celta: terra, água e ar.
A forma curvada destes braços, transmite uma sensação de movimento e rotação, provavelmente tentando imitar o movimento que anteriormente se pensava que o sol fazia. Essa relação com o rei sol confere um ar de proteção, talvez seja este o motivo dele aparecer decorando armas de guerra, as lápides e outros tantos objetos.
A última figura à direita é um Trisquel que consiste de três pernas, semelhante ao que está desenhado na bandeira oficial da Ilha de Man, era o símbolo do deus irlandês Manannán Mac Lir.




O número 1:
é a fonte da criação, o núcleo de onde todas as coisas vieram.

Círculo:
é o símbolo mais simples. Representa a trajetória do Sol no céu e simboliza a eternidade.

Espiral simples:
é um dos símbolos mais antigos. Representa o sol. 
Girando para a direita, representa o inverno e para a esquerda,  o verão.

O número 2:
marca equilíbrio entre forças opostas: o bem e o mal, a vida a morte, a luz e a escuridão.

Espiral dupla:
é a representação da dualidade das coisas. Ele também representa o crescimento em relação com o movimento do cosmos.  Símbolo da vida eterna.


O número 3:
número sagrado, é o mais importante na cultura celta. Para eles, as coisas importantes eram formadas em grupos de três, como a trindade que formavam alguns de seus deuses, o ciclo de vida que consiste em nascimento, morte e renascimento, ou os três elementos fundamentais do universo Celta: a terra, a água e o ar.

A Espiral da vida:
é ma espiral tríplice. Representa a crença de que a vida se move em ciclos eternos. 
A espiral tríplice daria vida a uma outra figura familiar, o Trisquel.

O Trisquel:
são três braços unidos por um ponto central. 
Os braços do Trisquel representam a união dos três elementos fundamentais dentro do universo Celta: terra, água e ar.

O Símbolo do Caldeirão:
é uma espiral tríplice envolvida em um círculo. 
Representa a transformação em direção ao conhecimento, a poção que a deusa Ceridwen fez em seu caldeirão para transformar em sábio, seu filho Taliesin.


O número 4:
representa os quatro cantos da terra, as quatro direções do mundo físico.

O Tetrasquel:
é uma espiral de quatro braços, unidos a um ponto central, que pode ser curvado, dobrado ou  em ângulo reto. Neste último caso, é conhecida também como Cruz Gamada por causa da forma dos braços serem semelhantes à letra maiúscula Gama do alfabeto grego.
Asim como os outros, este é também um símbolo solar, utilizado para proteção desde os tempos antigos em muitos lugares da Europa e Ásia Menor. Representa a união das quatro direções da terra, em um ponto central.

Lauburu:
ou Cruz Basca significa "quatro cabeças". 

Roda do ser:
são quatro círculos representando as quatro direções da terra, unidos por um quinto círculo como núcleo comum.

O número 5:
representa os cinco elementos do universo Celta (terra, água, ar, fogo e espírito). 
Também as cinco fases da vida (nascimento, juventude, idade adulta, velhice e morte).

O Pentagrama:
é um símbolo esotérico associado ao movimento de Vênus e seus ciclos estelares. É uma estrela de cinco pontas, marcando os cinco elementos do universo, cercado por um  círculo que simboliza a continuidade e conexão entre eles.




A Rosa de seis pétalas:
geralmente conhecida como Roseta, Hexapétala ou Hexafolha, é um dos símbolos mais difundidos. Usado desde antes da Idade de Bronze em toda a Europa, geralmente pode ser encontrado em todo o norte da Península Ibérica. Parece não haver dúvida de que esta é uma representação solar, usado para lembrar o sol. Alguns vinculam este simbolo aos ciclos lunares e também é utilizado como um símbolo do renascimento, pois ele aparece em muitos monumentos funerários. Em todo caso, ele tem sido considerado um elemento de proteção e, como tal, tem sobrevivido até hoje. Este simbolo pode ser encontrado gravado nas vergas das portas e janelas de muitas casas, nos implementos agrícolas, móveis e infinitos objetos.
Os celtas da Gália as utilizavam junto com a roda, como um símbolo do Deus Taranis.
Há também outras representações variadas de uma roseta de oito pétalas, chamada Octopétala.





O Pentasquel:
é muito parecido com o símbolo anterior, uma suástica formada por cinco braços, que representam os cinco elementos do universo Celta, unidos por um ponto central.

As Suásticas flamejantes:
são símbolos solares, como os anteriores, que recebem este nome por causa dos múltiplos braços. São conhecidas também como Radiais.

Fontes:
http://pt.scribd.com/doc/39744421/SIMBOLOS-CELTAS-EGIPCIOS-

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alimentação à Luz do Cosmo

"É preciso acordar os homens,
 para que os animais possam dormir em paz!"


DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS
Convidamos aos que tiverem acesso ao nosso site a se engajarem em nossa campanha, começando por baixar o texto do livreto “Paz e Amor, Bicho” em “PDF”, conforme instruções na primeira página, podendo distribuir por email ou imprimir e distribuir quantos exemplares quiserem. Recomendamos que distribuam os livretos entre os seus amigos e conhecidos, com bastante critério, para que sejam bem aproveitados e lidos, assim como que deixem alguns em “pet shops”, clínicas veterinárias, livrarias, espaços alternativos, centros espíritas, etc., que são locais apropriados para a distribuição. Precisamos da colaboração de todos para ampliar a campanha.


Formato PDF:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares