segunda-feira, 6 de junho de 2011

Maçã: lenda, mito e magia


Significados medievais da maçã: 
Fruto proibido - Fonte do conhecimento - Ilha Paradisíaca


Neste artigo procuramos analisar algumas das simbologias da maçã. Apesar de outros frutos estarem associados ao pecado original, como o figo e a uva, a maçã a partir do século XIII passou a ser a principal representação da transgressão de Adão e Eva no Éden. A ingestão do fruto proibido significou a possibilidade de atingir o conhecimento através do livre-arbítrio, mas também levou ao sofrimento (a expulsão do local divino, a necessidade do trabalho e as dores no parto). Em outras culturas, como a germânica, para obter a sabedoria o deus Wotan abdicou da visão de um dos olhos e ficou nove dias pendurado na árvore Yggdrasil sem comer ou beber. A maçã também está ligada ao simbolismo da árvore, eixo do mundo, associada à cruz e a Cristo. Como se acreditava que o conhecimento vinha do alto, uma metáfora era a arbor inversa, cujas raízes estão no céu, sendo Cristo o mais belo fruto enviado pelo céu (Deus) à terra (Maria).
Outro simbolismo da maçã é a de Insula Pomorum, reino do Outro Mundo repleto de abundância e prazeres, descrito por Geoffrey de Monmouth no século XII como local onde ao vez de grama o solo é coberto por maçãs. Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno. Já segundo à Igreja, só depois da morte e da passagem pelo purgatório, os indivíduos purificados poderiam aspirar à felicidade eterna.
Artigo de Adriana Zierer (Uema) - Leia o restante em Revista Mirabilia

4 comentários:

  1. Olá Soraia!

    Lindo... lindo seu blog!!!
    Parabéns!!!
    Um beijo,

    Ilca


    http://thaisalbuquerquememoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilca!

    Agradeço sua gentileza.
    Já estou indo conhecer seu blog.

    Bom dia:)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante , Soraia!
    As mitologias são realmente muito ricas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor!

    Acho que aquilo que vulgarmente chamamos de "crendice" tem um fundo de verdade e sabedoria.

    Os povos antigos observavam a natureza e tinham por ela um respeito maior do que nós atualmente, daí o fato destas "lendas" serem tão esclaredoras e ricas.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares