quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Simbologia celta: animais

Para os celtas, alguns animais eram associados com a fertilidade e a vitalidade e também como uma forma de conexão com o mundo espiritual. 
Em geral, a simbologia destes animais expressavam o bem-estar físico da tribo.
São eles:


Pássaro: símbolo de liberdade, representa a alma em seu voo espiritual para o além.

Javali: representa coragem e a força dos guerreiros. Também é um símbolo da abundância, a sua carne era servida em banquetes e festas comemorativas.

Águia: eram temidas e respeitadas pois eram relacionadas aos deuses da morte. Quando voam sobre os guerreiros, simbolizavam que estes seriam vitoriosos em suas batalhas.

Corvo: relacionado com o espírito da deusa da morte e da guerra. Se aparecessem antes de uma batalha, o presságio era de morte. Os gauleses realizavam profecias conforme a direção de seu voo.

Gato: embora não fosse o mais importante, era tido como um animal benéfico, muitas vezes aparecendo como guardião da vida após a morte.



Salmão: Figura intimamente relacionada com a sabedoria. É o símbolo do conhecimento. Diz a lenda que o Salmão do Conhecimento havia comido nove avelãs de sabedoria que caíram da "Árvore do Conhecimento". Quem fosse capaz de pescar e comer este salmão, alcançaria todo o saber do mundo.

Cachorro: está relacionado com o reino dos mortos, às vezes aparece no colo da deusa, simbolizando a vida doméstica.

Cavalo: animal sagrado, relacionado com as Deusas Epona e Rhiannon. Símbolo da fertilidade, eram respeitados por sua velocidade e vigor sexual. Eles representam o poder e prestígio.

Dragão: está relacionado com a energia da terra. Simbolizam os problemas mas também trazem um presságio de fertilidade.


Touro: símbolo da virilidade e da soberania, representa o poder e a conquista. 

Serpente: Um dos animais mais importantes, pelo que ela simboliza. Representa a natureza cíclica da vida. Ao penetrar o solo, se fez conhecedora e possuidora de todos os segredos e força vital da terra. 

Cervo: este animal era considerado pelos Celtas como um dos mais antigos "animais de cura", era também um de seus principais alimentos. Está relacionado com algumas deusas da floresta. Seus chifres evocavam os senhores da floresta. 

Melro: um pássaro da personalidade enganosa, que nas narrativas mitológicas não era tão inofensivo quanto parecia ser. 

Grou: pássaro de mal agouro. As mulheres más eram convertidas em gruas como castigo.


Fonte:http://magicasjoyas.blogspot.com.br/search/label/Simbolos%20Celtas

Um comentário:

  1. Gosto mais do grou na cultura nipônica lá eles são bonzinhos hehehehehe

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares