quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cebola e lágrimas


Por que choramos quando cortamos cebola?
Os compostos responsáveis pelo cheiro da cebola são os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico. Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases, essas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola, a reação dá origem ao ácido sulfínico, que por ser pouco estável, acaba se transformando em um gás volátil.
O gás obtido na reação ao se volatilizar chega até os olhos provocando uma reação desagradável nos terminais nervosos da córnea, e para se defender esses terminais ativam as glândulas lacrimais, estas por sua vez liberam as lágrimas!

Saber nunca é demais! Coisas do Facebook da "Nova Flor Importadora"!

2 comentários:

  1. Muito bom saber que estamos levando informações interessantes para muitas pessoas. Obrigada Soraia por sua contribuição amorosa para com o nosso trabalho. Bjs e boa sorte em seu lindo trabalho. Vera O´Neill.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera,
    agradeço sua gentileza em comentar a postagem e aproveito para pedir desculpas por ter utilizado o texto e imagem sem comunicação prévia.
    Sinceramente, creio que tudo que vocês transmitem via Facebook é - pelo menos para mim- uma verdadeira aula de cultura e sabedoria.
    Muito obrigada pelas partilhas.
    Sorte e sucesso para todos nós!

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares