domingo, 14 de setembro de 2014

Sûtrâtmâ - Ovo Áureo - Pranâtman


*Sûtrâtman ou Sûtrâtmâ (sânscrito) - Literalmente: "Fio do Espirito"; o Ego imortal; a Individualidade que se reencarna no homem, vida após vida, suas inumeráveis personalidades enfileiradas como contas de um rosário nu cordão. O ar universal que sustenta a vida, Samashti pran; a energia universal. [É o "fio" argênteo que se reencarna do principio ao fim do manvantara, enfileirando em si mesmo as personalidades da existência humana ou, em outros termos, o aroma espiritual de cada personalidade, que segue de um extremo a outro a peregrinação da vida.(Doutrina Secreta, III,446). Ver Ovo áureo e Pranâtman.]

*Ovo Áureo - Também chamado de "Ovo Luminoso" ou Invólucro áureo. É uma espécie de aura magnética, sutilíssima, invisível, de forma ovalada, que envolve cada homem e que é a emanação direta: 1º do Raio âtmico em seu triplo aspecto de criador, conservador e destruidor (ou regenerador) e 2º) do Buddhi-Manas (alma espiritual). O sétimo aspecto desta Aura individual é a faculdade de assumir a forma do corpo e se converter no Radiante, o luminoso Augoeides. (Augoeides é um termo obscuro que significa "corpo luminoso" e utilizado também para se referir aos planetas. Aleister Crowley considerava o termo para se referir ao Santo Anjo da Guarda de Abramelin; o Atman do Hinduísmo o Daemon dos gregos antigos.)
No momento da morte, o Corpo áureo assimila a essência do Buddhi e do Manas e se torna o veículo destes princípios espirituais, que não são objetivos, e recebendo do alto a radiação plena do Atman, ascende como Manas Tai-jazi, o estado devachânico. Pelo fato de refletir todos os pensamentos, palavras e ações do homem, o Ovo áureo é o conservador de cada registro Kármico e também é o armazém de todos os poderes humanos, bons ou maus, recebendo e distribuindo à vontade - melhor dizendo, com o único pensamento - todas as potencialidades, que se convertem em potências em atividade. O Ovo áureo contém o homem divino e o homem físico e está diretamente relacionado com ambos. Esta Aura é o espelho no qual os sensitivos e clarividentes percebem o verdadeiro homem e o veem tal como é, não como parece ser. É designada por vários nomes: É o Sûtrâtmâ, o fio argênteo que se encarna do princípio ao fim do manvantara, recolhendo o aroma espiritual de cada personalidade. Dá ao homem sua forma astral, na qual é modelada a entidade física, já como feto ou como menino ou como homem e é também o material do qual o Adepto forma seus corpos astrais.

*Pranântman (ou Prâna-âtman) - O mesmo que Sûtrâtman o eterno germe-fio, no qual encontram-se enfileiradas, como contas de um rosário as vidas pessoais do ego.

Helena Petrovna Blavatsky - Glossário Teosófico

Fonte da imagem:
http://www.srimadbhagavatam.org/canto8/chapter14.html#Text%201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares