domingo, 1 de julho de 2012

Mandorla

Mandorla no caminho de paralelepípedos de Chalice Well

A Mandorla é um símbolo antigo de dois círculos se unindo em sobreposição de um ao outro formando assim uma forma de amêndoa no meio. Mandorla significa amêndoa em italiano. 
Conhecida também como a "Vesica Piscis"  que simboliza a interação e interdependência dos mundos e das forças de oposição. Este símbolo tem origens antes da era cristã.
Os cristãos primitivos usavam este símbolo como um método para descrever a união do Céu e da Terra, entre o Divino e o humano.


Vesica Piscis

Os círculos simbolizam os opostos que interagem ou se complementam. 
O espaço dentro da sobreposição é o lugar em que somos chamados a "permanecer", o "espaço limiar" .
Richard Rohr fala: Este é um lugar onde você chega depois de ter saido de uma moradia mas  ainda não entrou em outra. Neste lugar, você está vivendo num umbral e isto requer fé. Todas as transformações ocorrem num espaço limiar.

Se negarmos um dos opostos (como por exemplo, a nossa sombra ou a morte), os círculos podem apenas se tocar, mas não se cruzam. Nesta situação, estamos polarizados, fora de equilíbrio. Quando nos tornamos totalmente integrados, a sobreposição é total e parece haver apenas um círculo (pelo menos por um tempo).

A Mandorla, conhecida no Oriente e do Ocidente, expressa um ponto de vista do místico, simbolizando as tensões da vida, a tensão dos opostos complementares.

Tensão dos opostos:
Céu/Terra
Natural/ Sobrenatural
Divino/Humano
Vida/Morte
O mundo interior/O mundo exterior
Esoterismo/Exoterismo
Espiritualidade apofática/ Espiritualidade Catopática
O Ser/A Sombra
O racional da mente "calculista"/Mente contemplativa



A Mandorla retrata a união de aparentes opostos, a mesma união do que os místicos falam. Nosso ego-consciência divide a realidade em sujeito e objeto, ao passo que a verdadeira auto experiência é a unidade e harmonia; Thomas Merton fala freqüentemente sobre isso em seu livro O Novo Homem. Na Mandorla ambos os aspectos coincidem.



Fonte:http://www.kyrie.com/symbols/mandorla.htm

2 comentários:

  1. Muito interessante, Soraia!
    Não conhecia este símbolo e sua significação me lembrou o ying-yang!
    Acho muito instigante essa necessidade do homem de criar simbolos, pois são eles que interagem com a nossa consciência num nível mais sutil.

    Beijos,
    Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Flor.
      Creio que os povos antigos sabiam que, para nos mantermos concetados à esta energia, precisávamos ( e ainda precisamos) destes símbolos como forma de captação e sintonia com o mundo sutil.

      Bjs.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares