quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O doce aroma do Jasmim

Kamadeva - Hindu god of love

O aroma doce e delicado do jasmim é uma das marcas registradas da Índia, onde a planta se originou, para depois invadir a Europa no séc. XVI. O povo desse país tem uma explicação para sua origem. Dizem que Kama, deus hindu do amor, costumava fixar a flor na ponta de suas flechas para encher de afeto o coração das pessoas.(*)

São conhecidas 537 espécies de jasmim. Dentre as mais populares destacam-se:









http://en.wikipedia.org/wiki/Jasminum_polyanthum


Curiosidades

O óleo essencial de jasmim é um dos mais caros do mercado.
Para que seja fabricado, são necessários 600 kg de flores que equivalem a 5 milhões de unidades, para que seja extraído apenas 1 litro.(*) 


A flor nacional do Paquistão (**)
State emblem of Pakistan
O emblema do estado paquistanês foi adotado em 1954 simbolizando a fundação do Paquistão, a base de sua economia, o seu patrimônio cultural e os seus princípios orientadores.
Os componentes do emblema são: a cor verde, a estrela e o crescente; todos acima de um escudo, que está cercado por uma coroa de flores, abaixo da qual está um pergaminho. 
A cor verde, a estrela e o crescente no topo do emblema são os símbolos do Islã, a religião majoritária do país. 
O escudo dividido em quatro partes iguais, simboliza as quatro principais culturas que são a base da economia do Paquistão à época de sua independência: o algodão, a juta, o chá e o trigo.
A coroa de flores em torno do escudo, é de jasmim (Jasminum officinale), a flor nacional do Paquistão, representando ainda os desenhos florais utilizados ​​na arte tradicional Mughal (Império Mogol) que enfatiza a herança cultural do país.
O pergaminho na parte de baixo contém o lema nacional em urdu, criado por Muhammad Ali Jinnah, que se lê da direita para a esquerda: ایمان ، اتحاد ، نظم ) Iman, Ittehad, Nazm, traduzido como "Fé, Unidade, Disciplina". (**)


 (*) Trecho do texto Jornal OM - Revista Bons Fluidos - Maio/Junho de 2004
(**) Texto e Imagens: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares