terça-feira, 1 de maio de 2012

Bonecas Matryoshkas e o Sagrado feminino


fonte da imagem:The creative mind

As matrioskas são constituídas por uma série de bonecas encaixadas umas dentro das outras, numa sequência que varia de cinco a oito peças, se repetindo em escala decrescente de tamanho. Feitas em madeira, as mais tradicionais matrioskas ganham pinturas que retratam os trajes tradicionais das camponesas e seus objetos de trabalho. As mais trabalhadas são pintadas a mão, e podem chegar a 40 centímetros (a maior) e três milímetros (a menor). Atualmente, as bonecas que também são conhecidas como Babushkas, recebem pinturas de contos populares russos, cenas da vida cotidiana, contos de fada, caricaturas, personagens folclóricos, políticos e religiosos.

Apesar de a charmosa matrioska ser um símbolo da cultura russa, sua origem remonta ao ano de 1890 no Japão, quando o brinquedo foi dado de presente à legendária família Mamôntov, conhecidos como patrocinadores da arte no século XIX. Usando como base o brinquedo japonês, o artesão Vassily Zvyôzdotchkin criou a primeira boneca russa, batizando-a de 'matryoshka', que significa 'mãezinha'. A boneca se tornou um ícone depois que o pintor Sergei Maliutin fez uma pintura no brinquedo de madeira, e expôs a peça na feira internacional de Paris, em 1900. Um brinquedo cheio de história!

Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
Fonte:http://bazarcriativo.com/112-lindas-bonecas-russas-pintadas-a-mao-matrioska-babuska.html

Esta acima, é uma versão mais simples e superficial das bonecas, aprofunde-se mais e veja o lado sagrado das Matryoshkas nos links abaixo: 

8 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre as bonecas Soraia!
    Um beijo agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. COMO EU GOSTO MUITO DE BONECAS, ADOREI ESSE TEXTO, MUITO INTERESSANTE BONECAS MATRYOSHKAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela visita. As Matryoshkas são lindinhas de verdade.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, estou adorando seu blog! Eu gostaria de colocar aquele símbolo giratório do Om Mani Padme Hum no meu. Como eu faço...
    Obrigada
    Lily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily!

      Agradeço seu comentário. Cuido do blog com muito carinho:)

      Quanto a imagem, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a figura, você salva como gif ( o nome do arquivo é prwhbl1.gif) é aí está pronto.
      Qualquer dúvida me fale, ok?

      Abraços

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares