quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estranhos habitantes num cemitério


Um cenário surpreendente para bichos escolherem viver. O Cemitério da Saudade, na Região Leste
de Belo Horizonte, é morada para um casal tucanos, esquilos, famílias de morcegos, corujas e maritacas. 
Cemitério da Saudade vira morada de tucanos e esquilos
Outros bichinhos também vivem na necrópole e convivem com visitantes diariamente. Os tucanos escolheram o ambiente para reprodução, os esquilos já se firmaram como moradores oficiais e morcegos estão em família

O casal de tucano-toco escolheu a necrópole para se reproduzir. Também conhecido como tucanuçu, a ave de bico grande e alaranjado, que chama a atenção por sua beleza, se agita e faz barulho ao perceber a presença de curiosos. Espécie típica do Cerrado, o tucanuçu, maior entre os tucanos, é cada vez mais comum em áreas urbanas bem arborizadas. O tucanuçu vive aos pares no período reprodutivo e constrói ninhos em ocos de troncos, aproveitando buracos já existentes. Alimenta-se de frutas nativas e, às vezes, ovos e filhotes de outras espécies.
Os tucanos não são os únicos visitantes do cemitério. De acordo com o agente administrativo José Vieira Guimarães, as espécies são variadas e o destaque entre visitantes fica por conta dos esquilos. “Aqui tem bastante esquilo. Eles já se acostumaram com as pessoas”, diz.
De acordo com o biólogo da Fundação de Parques Municipais, Ernesto de Oliveira Andrade Lemes, esse esquilo, também conhecido por caxinguelê ou serelepe, costuma usar os ocos de árvores para armazenar alimento, proteger os filhotes e se proteger. Assim como o tucano, o caxinguelê pode ser encontrado em áreas urbanas, geralmente em locais onde há um bom adensamento de árvores.

Fonte:

3 comentários:

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares