sábado, 7 de dezembro de 2013

Hexágono - uma tempestade em Saturno

Mega tempestade conhecida como o 'Hexágono' é registrada em Saturno
A tempestade acontece no polo norte do planeta e abrange uma área de 30 mil quilômetros

As correntes de ar que formam o hexágono abrangem uma área de aproximadamente
30 mil quilômetros e giraram a cerca de 322 Km/h

Saturno é popularmente conhecido por seus anéis, mas ele tem uma outra característica tão fascinante quanto. O 'Hexágono', como é chamada a tempestade de formato geométrico que acomete o pólo norte do planeta gasoso, ainda é cercada de mistérios. Apesar disso, ela tem encantado pesquisadores há quase 30 anos, desde que foi descoberta. Agora ainda mais após a Nasa ter divulgado novas imagens em formato de vídeo, feitas pela sonda Cassini, que gravou o evento em alta-resolução.
O evento foi registrado pela primeira vez pela sonda Voyager 1 na década de 1980. Apesar de não entenderem perfeitamente o hexágono, pesquisadores da Nasa informaram que as correntes abrangem uma área de aproximadamente 30 mil quilômetros e giraram em uma velocidade de cerca de 322 Km/h. 
“O hexágono é uma corrente de ar e eventos climáticos que compartilham similaridades com esse pelo universo são notoriamente instáveis e turbulentos”, afirma o membro da equipe responsável pelo projeto do Instituto de Tecnologia da Cálifornia, Andrew Ingersoll.
Perto dele, os eventos climáticos mais brutais experimentos no nosso planeta parecem inofensivos. “Um furacão na Terra geralmente dura uma semana, mas esse existe há décadas – e quem sabe – talvez até anos”, comenta.
O vídeo foi feito em um período de 10 horas, em que a Cassini registrou imagens do planeta. A expectativa dos pesquisadores é de fazer imagens ainda melhores do hexágono em 2017, quando a iluminação sobre o planeta promete facilitar o processo de gravação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares