segunda-feira, 24 de março de 2014

Olho ímpar - um charme a mais para os felinos

Por conta de um comentário deixado em uma postagem lá no Arcano Dezenove, fiquei curiosa para saber o motivo dos gatos e, humanos também, nascerem com olhos de cores diferentes.
Bem, o resultado desta pesquisa segue logo abaixo.
O foco foi somente para meus amores: os gatos.
A fonte de pesquisa foi a Wikipédia em português e com riqueza de informações a Wiki gringa.



Gato de olho impar ou olhos bicolores é um gato que tem um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. Isto ocorre devido a uma anomalia genética chamada heterocromia

Causa:
Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém pode-se encontrar raramente em gatos de outras cores.
Esta coloração diferente nos olhos ocorre em gatos com o gene branco como dominante, que mascara qualquer outro gene de cor ou em gatos com Gene Branco Manchante (também responsável pelas manchas nos dálmatas).
Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja.

Filhotes:
Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar a cor final quando atinge a fase adulta.


Surdez nos gatos de olho ímpar?
Muitas pessoas acham que os gatos de olho ímpar de coloração branca nascem surdos de um dos ouvidos. Isto não é verdade. Por volta de 60% e 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, com o gene branco causando ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento.

Curiosidades:
Os gatos de olho impar são populares dentro de várias raças, incluindo Van turco, Turkish Angora, Sphynx, Persa, Oriental Shorthair, Bobtail japonês e Khao Manee.
Em 1817 , o governo da Turquia, em conjunto com o Jardim Zoológico de Ancara, iniciou um programa de reprodução meticulosa para preservar e proteger o branco puro dos gatos angorá turcos, com olhos em tom de azul e âmbar, este programa que continua até hoje. Como eles são considerados um tesouro nacional, o zoológico valorizada muito estes gatos. O folclore turco sugere que "os olhos devem ser tão verdes quanto o lago e tão azuis como o céu ".

Bascat
O mascote do Campeonato Mundial de Basquete de 2010 (FIBA), realizado na Turquia, é um gato de olho ímpar chamado Bascat.













Outro fã de gatos era o Profeta Maomé. Um de seus gatos favoritos chamava-se Muezza  que também tinha olho ímpar.
Prophet Muhammad



















Olhos brilhantes e efeito de olhos vermelhos:
Astrid com orelhonas

Em fotografias com flash, gatos com olho ímpar mostram um efeito de olho vermelho no olho azul, mas não no outro olho. Isto é devido ao efeito combinado da presença natural do Tapete brilhante ( membrana posicionada dentro do globo ocular ) em ambos os olhos, e a ausência de melanina no olho azul. O tapetum lucidum produz brilho em ambos os olhos, mas no olho não-azul há uma camada de melanina sobre o tapetum lucidum que remove seletivamente algumas cores de luz.

A fotografia ao lado é um exemplo do reflexo do flash da câmera no tapetum lucidum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares