quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ferro da Carne: desnecessário


imagem:Transpirando.com

A importância dada ao ferro da carne é excessiva.
Ferro é ferro, um único mineral. No entanto, esse ferro pode estar "disfarçado" de heme e não-heme.

O ferro heme apresenta uma absorção de cerca de 20% e sofre pouca influência dos fatores que dificultam ou promovem a sua absorção.
Já o ferro não-heme apresenta absorção de cerca de 10% e é mais influenciado pelos fatores que estimulam ou inibem a sua absorção. O reino vegetal é composto exclusivamente por ferro não-heme.

A diferença desses dois ferros é apenas na sua absorção. Entrando no organismo eles são iguais e têm as mesmas funções.

É aqui que começa a nossa questão: o ferro da carne não é esse "todo poderoso" ferro heme, mais absorvido. Vou explicar.

Uma pessoa precisa absorver diariamente 1 a 2 mg de ferro. Como a absorção do ferro não é simples, a recomendação de ingestão dele é bem maior do que o que precisamos absorver. Homens precisam ingerir cerca de 8 mg de ferro por dia e as mulheres 18 mg.
Pois bem, seguindo a recomendação de consumo de carne preconizada por muitos nutricionistas de 100 gramas de carne magra por dia e, sendo essa carne das mais ricas em ferro, a pessoa estará ingerindo 3 mg de ferro.

É aqui o ponto chave da questão! O ferro da carne é 60% não-heme (igual ao dos vegetais!!) e 40% heme. Portanto, se a questão de comer carne é pelo fato de ingerir o ferro heme, 100 gramas de carne contém 1,2 mg de ferro heme (40% do ferro total), e não 3 mg!

Mas não para por aí! Após o abate do animal, a carne não é consumida imediatamente. Quanto mais tempo ela fica guardada, mais ferro heme se transforma em não-heme. E para piorar a situação, o calor também acentua a transformação do ferro heme em não-heme. Isso significa que quando você come a carne, está consumindo bem menos de 40% de ferro heme, ou seja, bem menos de 1,2 mg de ferro, mas vamos considerar que você ingeriu realmente esses 1,2 mg.

Esse ferro heme é 20% absorvido. Isso significa que, ao ingerir 1,2 mg de ferro, você estará absorvendo 0,24 mg de ferro. Lembre-se de que você precisa absorver de 1 a 2 mg por dia.

Através desses cálculos podemos ver claramente que a ingestão de carne não satisfaz as necessidades diárias de ferro.

Estudos com vegetarianos demonstram claramente que a ingestão de ferro, ao contrário do que muitos pensam, é maior do que a de não-vegetarianos. Esses estudos demonstram que os vegetarianos costumam ingerir cerca de 15 a 20 mg de ferro por dia e, como a sua absorção é de cerca de 10%, absorvemos 1,5 a 2 mg por dia, que é a quantidade necessária.
Para ajudar ainda mais, a vitamina C é um dos maiores promotores da absorção de ferro. Os vegetarianos ingerem o dobro de vitamina C do que os onívoros, o que favorece intensamente a absorção do ferro.

Estudos populacionais demonstraram claramente que a prevalência de anemia ferropriva em vegetarianos é a mesma que a encontrada em onívoros. O artigo científico mais recente que discorre sobre esse fato pode ser encontrado com nome "Bioavailability of iron, zinc, and other trace minerals from vegetarian diets" e pode ser encontrado com a referência: American Journal of Clinical Nutrition. 78(3 Suppl):633S- 639S, 2003 Sep. Assim, não podemos, em hipótese alguma, dizer que o ferro contido na carne é tão importante quanto se alegam por aí.


Ferro da Carne: desnecessário - publicado em 08-Jul-2010 no site Despertar já
Fonte: Grupo Bem Alimentado - Texto de Dr.Eric Slywitch

4 comentários:

  1. Soraia, que bom passar por aqui. Quantos temas bons e úteis para serem lidos. Também sou vegetariana e é bom saber sempre mais sobre o assunto. Um beijo prá você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Shirley!

    Que bom, fico feliz que tenha gostado do texto. Às vezes certos assuntos, como este, são abordados de forma superficial e até pejorativa, como se o fato de não comer carne fosse apenas uma "frescura".
    O texto porém, deixa bem claro que não.

    Bjs.
    Volte sempre:)

    ResponderExcluir
  3. Soraia amiga,

    Muito importante este assunto, ás vezes se pensa que ser vegetariano não terá todas as vitaminas e minerais necessários para o organismo.
    Acho fundamental esta mudança de hábitos alimentares.
    "Como ninguém é perfeito"...rsrsrsr, ainda trabalho muito isto em mim e na minha família.
    Procuramos comer muitas verduras, legumes e produtos naturais (inclusive, todos ficam bobos de ver minhas crianças desde pequenininhos comerem tudo quanto é verdura), mas....ainda consumimos um pouco de carne.
    Mas um dia chegamos lá.... é uma questão de educação alimentar mesmo.
    Beijão em seu coração!

    ResponderExcluir
  4. Lú,

    Este assunto é delicado porque para quem ainda é adepto ao consumo de carne é dificil deixar este hábito do dia para a noite.
    Eu comia, quase que obrigada, pela velha lenda de que faz bem, mas eu nunca gostei.
    Há quase dez anos não consumo carne, ainda consumo ovos e raramente peixe.
    Me alimento muito melhor hoje do que quando consumia carne, parece que fica mais variado o nosso cardápio.

    Acho engraçado quando as pessoas me perguntam: nem frango?
    Frango, até que me prove o contrário, é um animal e não um pé de couve rsrsrs...
    A justificativa para esta pergunta é que se trata de carne branca, mas para mim é vida, não importa a cor.

    Acho meio chato é ficar criticando quem ainda usa, isso é uma questão de tempo, quem tiver que parar de consumir, vai fazer porque quer, e não por um modismo ou acha bonito, elevado e outros blá, blá, blás...
    Consciência é tudo!
    Pra fechar, tem gente que ainda se espanta quando eu digo que não consumo carne.
    Parece que é "anti natural" sei lá!
    Fora do comum, o difícil é achar nas festas algo para comer que não seja com carne,fica só no suco, ou na água rsrsrs

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares