quarta-feira, 27 de abril de 2011

O simbolismo do número três


A bandeira da ilha de Man mostra um tríscele com Três Pernas de emblema, no centro de uma bandeira vermelha. As três pernas estão unidas na coxa e dobradas no joelho. A fim de ter os dedos apontando no sentido horário.
O tríscele tem as suas raízes Celtias como símbolo do sol que também era utilizada por muitas outras civilizações antigas, incluindo os micênios. A bandeira é semelhante a da Sicília.


A bandeira da Sicília foi originalmente adotada em 1282 após um importante evento histórico denominado Vésperas Sicilianas.
É caracterizada pelo tríscele (por vezes erroneamente denominado trinacria) ao centro, a cabeça de Medusa e três espigas de trigo. As três pernas dobradas supostamente representam boa sorte e prosperidade.
Um tríscele (do grego triskélion; trislelís, "com três pernas") é um símbolo formado por três espirais entrelaçadas, por três pernas humanas flexionadas ou por qualquer desenho similar contenham a ideia de simetria rotacional.


O tríscele é o símbolo identificativo de quatro nações europeias: a Bretanha, a Ilha de Man, a Galiza e a Sicília.
Os trísceles de Man e da Sicília são formados por três pernas dobradas e entrelaçadas na região da virilha. Enquanto que o tríscele de Man são três pernas envolvidas por uma armadura, o tríscele siciliano contém em seu centro a imagem da cabeça de uma Medusa.

Made by Alejandro Mery based on Image:Flag_of_Sicily.svg (from Angelo Romano) which is also {{PD-self}}

O tríscele da Galiza são três meias luas girando sobre o mesmo ponto.
O tríscele é um símbolo que aparece em muitas culturas da Antiguidade, como a dos Celtas ou a micênios ou dos lícios. No caso da Bretanha, Ilha de Man e Galiza é própria da cultura Celta. No caso da Sicília seria herdado da Civilização micênica. Também é um emblema heráldico posto em escudos de guerreiros ilustrados na cerâmica da Antiga Grécia. (Wikipédia)

imagem1: Triskle -  Symbolom.com.br

Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.

Nascimento-Vida-Morte
Corpo-Mente-Espírito
Céu-Mar-Terra

Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos. O triskele é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado.
Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.
A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado.

imagem Deusa Tríplice: Feminino essencial

Para a Wicca, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.
A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa. (Symbolom.com.br)





"A Quimera, criatura formada por três partes de animais: o leão, a cabra e a serpente, era também um símbolo do ano dividido em três partes: a primavera, o verão e o inverno.
Somente depois do surgimento do patriarcado, esse animal, que era originalmente considerado sagrado, passou a ser a representação máxima do mal e do perigo, e por isso foi morto pelo herói grego da Antiguidade Belerofonte, que mais tarde serviu de modelo para as características e feitos de São Jorge." 
(Hajo Banzaf - Simbolismo e significado dos números)* 


Número divino:
"Os céus deram aos homens três coisas para compensar as diversas  dificuldades da vida:
A ESPERANÇA,
O SONO E
O SORRISO."
Immanuel Kant*


"O Tao gera o Um
O Um gera o Dois
O Dois gera o Três
O Três gera todas as coisas.."
Lao Tse/Tao -Te-King

4 comentários:

  1. Perfeito, mostrou tudo o que eu queria saber! Agradecido!!!

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Füssen no sul da Bavaria ( Alemanha ) também tem a bandeira parecidissima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia, vi agora num site alemão.
      Grata pela informação.
      Abraços.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares