terça-feira, 8 de novembro de 2011

Hena... conquistando corações

imagem: Lawsonia inermis (Hena) - Wikipédia

Os indianos tem uma explicação romântica para a origem da hena, pigmento vermelho extraído da Lawsonia inermis, planta surgida no Oriente e no norte da África. Segundo eles, o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção. Um dos artifícios usados foi aplicar tatuagens de hena nas mãos, que se tornaram muito sensuais. Seu esforço para conquistar o coração do poderoso deus valeu a pena, e ela não demorou a se casar com ele. 


Também conhecida como mehendi, em sânscrito, a hena é presença obrigatória em celebrações religiosas na Índia. Um exemplo é o casamento. Um dia antes da cerimônia, a noiva é tatuada com desenhos que simbolizam energias positivas, purificação, saúde e riqueza. 

Os grafismos ainda aparecem como adorno corporal em outros momentos importantes da vida da comunidade, como enterros e batizados, e são aplicados sempre nos pés, nas mãos ou na ponta dos dedos. Em muitas ocasiões, o pó de hena cobre essas partes do corpo como proteção contra maus espíritos.


Trechos do texto de Andréa Valério e Ivany Turíbio - Revista Ioga Bons Fluídos/nº 2 - Maio/Junho2004
imagem 2: http://www.artenocorpo.com/579/desenhos-para-tatuagens-de-henna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares