segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Castanha? É portuguesa, com certeza!

Todo fim de ano é assim, vou ao Mercado Central para comprar castanha portuguesa, sei que temos aqui no Brasil, a também saborosa castanha-do-Pará, mas o sabor da portuguesa é imbatível; sem contar que meu fígado não gosta nada, nada dos alimentos oleaginosos, aí então é que ela ganha disparado.
Me adapto melhor à portuguesa pois, além de poder consumi-la cozida, ela tem um aspecto mais seco e nada enjoativo.
Agora tenho mais um bom motivo para gostar da castanha portuguesa, fiquei sabendo por Amelia Saavedra  que elas podem ser assadas!
Que maravilha! 


Castanheiro, castanheira, castanheiro-bravo, castanheira-portuguesa (no Brasil), castinheiro ou castiro (na Galiza) (Castanea sativa) é uma árvore de grande porte, muito abundante no interior norte e centro de Portugal, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que formou, juntamente com o trigo, cevada e centeio, a base da alimentação em Portugal até ao século XVII. No sul é rara, apenas aparecendo em áreas muito elevadas como a Serra de São Mamede (Marvão). 
O castanheiro produz também madeira de excelente qualidade, o castanho, muito usada no passado na construção em Portugal, nomeadamente na região norte do país. É ainda hoje muito utilizada em mobília e decoração interior. Desde tempos remotos que é conhecida na Península Ibérica.
Alberto Sampaio, referindo-se à alimentação do camponês nortenho na Idade Média, diz: «Os frutos, sobretudo as castanhas, encontravam-se num dia ou noutro na mesa do lavrador». As castanhas menores e tocadas pelos bichos serviam de ração para porcos. A partir da Idade Média, a introdução do pinheiro-bravo (Pinus pinaster) foi um dos grandes responsáveis pelo recuo desta espécie, bem como do carvalho. Mais tarde, a introdução do milho e da batata fizeram a castanha perder a importância que tinha na alimentação da população. 

fonte da imagem: Facebook
Hoje, a castanha está intimamente ligada às comemorações de São Martinho e ao Magusto, sendo consumida durante o outono, normalmente assada ou cozida. Apesar de a planta se encontrar em declínio, devido à concorrência de outras espécies florestais, à doença da tinta e ao abandono dos campos, o seu fruto ainda é uma exportação agrícola portuguesa importante (aproximadamente 4% da produção mundial). 
Atualmente os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços no Distrito de Vila Real são os maiores produtores de castanha, e embora este fruto não seja, nos dias de hoje, a base da alimentação da população transmontana, é uma enorme fonte de rendimento em termos monetários, visto que o seu preço atinje muitas vezes valores superiores a 2,50 €uros por quilo.

2 comentários:

  1. Nunca experimentei esta castanha portuguesa, deve ser deliciosa!
    Comidinha de natal! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Flor, experimenta.
      Elas são DIVINAS!
      Acho que você vai gostar.

      Beijos.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares