Todos os povos dos quatro cantos da terra têm os seus dez mandamentos. No entanto, é interessante notarmos que os índios americanos possuem uma outra maneira de ver as coisas. De fato, ao lermos as suas regras de boa conduta neste planeta, reparamos em três aspectos que diferem e bem do Antigo Testamento: em primeiro lugar, estes mandamentos não são ordens, são conselhos. O tom é otimista, positivo.
Os índios acreditavam (e acreditam) que a Humanidade não precisa de um chicote para aprender a ser boa. Reparem que a palavra não é evitada o mais possível; em segundo lugar, dá-se relevância ao crescimento interior do próprio indivíduo. Este deve respeitar o grupo mas continua a ser um ser humano com ideias próprias e uma personalidade única; por fim, a Mãe Natureza faz parte da nossa existência e sem ela não somos nada nem ninguém.
E depois eles é que eram os selvagens…
Código de Ética dos Índios Americanos
1-Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos falar.
2-Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
3-Procure conhecer-se por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você.
É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
4-Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
5-Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura.
Se não lhe foi dado, não é seu.
6-Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas.
7-Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
8-Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.
9-A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.
10-Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.
11-Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.
12-Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico: todos necessitam de ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.
13-Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
14-Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.
15-Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
Conselho Indígena Inter-Tribal Norte Americano
Deste conselho participaram as seguintes tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana)
Fonte:http://bibliotecaportaberta.blogspot.com.br/2009/12/os-quinze-mandamentos-dos-indios.html
Fonte da imagem:jclena.blogspot.com
Fonte da imagem:jclena.blogspot.com
Inspiração para a postagem:Minda Lunichi via Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo!