imagem por Marcos Michelin: Maria Madalena, a Leninha, e Josélio (D) revivem a tradição passada de geração a geração de Barnabé |
Uma tradição centenária – e muito colorida – marca, sempre no início de maio, a comunidade rural de Barnabé, em Congonhas, na Região Central de Minas. A Festa da Santa Cruz, que começou ontem e vai até domingo, reúne as cerca de 40 famílias locais e mostra a criatividade dos moradores, empenhados em fazer cruzes artesanais de todos os tamanhos e materiais – papel crepom e de seda, fitas, tecido de chita e fuxicos – para enfeitar o monumento de madeira em frente à Capela de Nossa Senhora Aparecida. No domingo, às 13h, ponto alto das festividades, será celebrada missa e será dada a bênção.
“É um costume que vamos manter sempre, pois passa, de forma espontânea, de geração a geração”, lembra a funcionária pública Maria Madalena de Freitas Teixeira, de 49 anos, conhecida como Leninha e entusiasta da manifestação popular de enfeitar o cruzeiro. “O meu pai contava que desde o seu tempo de criança a festa era realizada com muita dedicação”, recorda-se Leninha, destacando que 3 de maio é o dia consagrado à Santa Cruz.
Itabira também celebra a Festa de Santa Cruz:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo!