sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os disfarces de Saturno

imagem: Father Time por Edmund Dulac, 1882-1953

por Paula Salotti

Saturno... Sempre presente nos momentos mais importantes: quando somos convidados a crescer, aprender, evoluir.
Aqueles que conhecem um pouco de Astrologia sabem que Saturno é associado a tudo que nos limita. Está nas pedras que encontramos pelo caminho e nas lutas para conquistar um pouco mais de espaço.
Tradicionalmente considerado um planeta maléfico, hoje reconhecemos sua importância e sabemos que é graças ao princípio “Saturno” que podemos estar erguidos, tanto física quanto psicologicamente: assim, no nível físico Saturno rege toda substância que se calcifica e se cristaliza, mantendo a forma e estrutura do corpo (dentes, ossos e pele), e no nível psíquico liga-se à estrutura psíquica e à noção de realidade.
Quando se apresenta na vida, Saturno recorre a inúmeros disfarces, todos eles facilmente reconhecíveis pelo incômodo que causam à primeira vista. É o velho sábio que conhece a hora certa, o momento adequado e a dosagem exata das experiências. Como o “senhor do karma”, imparcial e justo, não hesita em aplicar correções nos seus alunos. O encontro com Saturno ocorre de uma forma notável através de ciclos de sete anos a sete anos e meio. Nestes períodos, recebemos a visita deste mestre em nossa vida.
Jung em sua sabedoria, observou que as mais importantes crises psicológicas ocorrem neste ciclo de sete anos. Também no nível físico, a cada sete anos as células do corpo se renovam (com exceção das nervosas), como se a foice estivesse entrando em ação, nos dando a oportunidade de eliminar todo o supérfluo e renovar, mantendo o essencial. Estes ciclos abrem caminhos para o crescimento de uma nova realidade, mais adequada à constante evolução da alma.
Nesses períodos, Saturno pode vestir-se de cobrador, batendo em nossa porta com o amontoado de dívidas que fomos acumulando e prorrogando o pagamento. É também nestes momentos que Saturno, disfarçado em alguma forma de autoridade, impede que avancemos, exigindo que a velocidade em que vínhamos cruzando os caminhos da vida seja reduzida, para que possamos sentir o tempo, valorizar o que temos e sentir a angústia pelo que ainda não realizamos. É comum que o ritmo da vida seja diminuído e demoras, atrasos e bloqueios passem a fazer parte de nosso cotidiano. A demora simboliza uma chance para que aperfeiçoemos nossos talentos e capacidades. Se algo não se apresenta no instante em que surge o desejo, não é sinal de negação da vida, mas que ainda não estamos preparados o suficiente.
No seu disfarce de censor ele se coloca pesadamente sobre nossos ombros, cochichando em nossos ouvidos todas as nossas fraquezas, imperfeições e inseguranças. Nesses momentos, podemos mergulhar na mais profunda depressão, advindo daí a paralisia e a sensação de incapacidade para encarar o novo. Aqui, o importante é reconhecer que, em certos casos, o medo pode ajudar, já que nos faz reconhecer nossas incapacidades.
Vestido de professor ou juiz, ele avalia onde não “fizemos perfeito” e a repetência pode vir em conseqüência. Toda vez que Saturno nos obriga a voltar atrás, refazer e recomeçar (movimentos comuns nesses períodos), devemos encarar a situação como uma nova chance que se apresenta, onde iremos percorrer novamente o mesmo caminho, mas com maior dedicação e competência.
Saturno em suas visitas também pode nos presentear, mas neste caso costuma vir fantasiado de “grego”. Isso mesmo, trazendo aquilo que chamamos de “presente de grego”. Neste caso, podemos ter duas atitudes: a primeira é ignorar o presente, reclamar da vida com revolta e continuar de braços cruzados, esperando que algo melhor caia do céu. A segunda, bem ao gosto de Saturno, consiste em arregaçar as mangas, trabalhar e investir naquilo que mais parecia um empecilho. Com certeza, ao final do ciclo, aquele que lutou e acreditou, venceu e recebeu a recompensa. Enquanto isso, aquele que vivenciou o lado mais negativo de Saturno - o pessimismo, a insegurança e a reclamação - termina o período com uma nova dívida nas mãos, ou com o seu certificado de repetência.
Saturno, na verdade, pretende nos dar o melhor dos presentes, a melhor das recompensas. Mas, para isso, é necessário que nos empenhemos com trabalho, disciplina, perseverança e jamais estagnação. Assim, além de colhermos o resultado concreto dos nossos esforços - a solidez, o lucro - obteremos o que ele pode nos dar de mais valioso, que é a confiança em nossas capacidades e a certeza de nosso valor. Quando nos momentos críticos apontados por Saturno sentirmos o desejo de parar, de desistir, de voltar atrás, é que é a hora de investirmos mais, de nos lançarmos com mais força e entusiasmo, e com certeza o resultado final mostrará que valeu a pena. Aquele que desiste nega a tarefa que veio cumprir. Nega chegar ao encontro do mestre.
Por detrás de todos disfarces de Saturno está a figura do pai, bondoso e justo, que pensa verdadeiramente no progresso do filho. Para isso, trata-o com rigor e submete-o a provas, para que o amado filho possa, um dia, subir a montanha da vida e, a partir do cume, admirar o espaço que conquistou com seu próprio esforço.


Fonte:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=542058732480922&set=a.190825594270906.40821.100000304005185&type=1&theater


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares