terça-feira, 12 de maio de 2015

Van Gogh

Ciclovia brilhante em Amsterdã homenageia obra de Van Gogh

A intervenção, que lembra a obra 'A Noite Estrelada', é uma das homenagens ao 125º aniversário de morte do artista.


Uma ciclovia especial no sul de Amsterdã, na Holanda, homenageia o quadro A Noite Estrelada, do pintor holandês Vincent Van Gogh. A autoria do projeto é do artista Daan Roosegaarde, que concebeu uma ciclovia que brilha no escuro. A intervenção é uma das homenagens ao 125º aniversário de morte de Van Gogh.
Como o país das bicicletas e região de nascimento do artista, a Holanda é o lugar ideal para a obra de Roosegaarde entrar em ação. Feita com um material especial, que tem pequenas luzes LED, a ciclovia brilha no escuro, criando um efeito que remete à obra original, datada de junho de 1889, quando Van Gogh tinha 37 anos.
A rota escolhida para instalar a pista é conhecida por passar por locais que marcaram a vida do artista holandês, como a cidade de Zundert, onde ele nasceu e foi criado.
Daan Roosegaarde também é responsável por outro projeto brilhante, literalmente. As estradas inteligentes do designer brilham no escuro e carregam veículos elétricos. O autor garante que a tecnologia das tintas especiais absorve luz solar durante o dia suficiente para brilhar durante 10 horas no período da noite.
O projeto pode ajudar a guiar os motoristas em estradas sem iluminação e ainda dá informações sobre o estado da via. Quando a temperatura está muito baixa, por exemplo, a rodovia reage com símbolos de flocos de neve, indicando que a pista pode estar escorregadia.

***********


A arte de Van Gogh também foi fonte de inspiração para Don McLean, que compôs e também canta, a belíssima canção "Vincent".


Conheça o processo de criação desta canção AQUI e AQUI


Fonte:
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2015/05/06/interna_noticias,48755/ciclovia-brilhante-em-amsterda-homenageia-obra-de-van-gogh.shtml
http://www.telegraph.co.uk/culture/music/rockandpopfeatures/7264618/Don-McLean-interview-Why-I-had-to-write-Vincent.html
http://www.don-mclean.com/?p=107

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares