domingo, 27 de fevereiro de 2011

Didgeridoo


imagem: Didgeridoo by Wakan Wood
O didjeridu (ou didgeridoo) é um instrumento de sopro dos aborígenes australianos. É um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som no didjeridu é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.
O didjeridu é um instrumento muito antigo. Estudos arqueológicos baseados em pinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o didjeridu há cerca de 1.500 anos.

Construção
O autêntico didgerido de origem australiana é construído da forma tradicional por comunidades do norte da Austrália ou por pessoas que viajam para a Austrália central em busca da matéria-prima. Para a construção desses instrumentos são usados troncos duros, especialmente de eucaliptos, árvore abundante naquela região. Às vezes são usadas espécies nativas de bambu. Em geral corta-se o tronco inteiro mas um galho sendo considerado forte o bastante pode ser usado no lugar do tronco completo. Os artesãos aborígenes que constroem o didgeridoo também aproveitam troncos que foram esburacados por cupins. Quando encontram uma árvore aproveitável, selecionam o galho, retiram a casca, adornam as extremidades e o instrumento ganha forma. Nesse ponto o didgeridoos recém-construído pode ser pintado e pode-se acrescentar cera de abelha ao bocal do instrumento. Didgeridoos também são feitos a partir de tubos tipo PVC. Estes geralmente têm um diâmetro entre 4 e 5 cm e um comprimento que corresponde ao tom desejado. O bocal muitas vezes é feito da tradicional cera de abelha ou de fita adesiva. Uma rolha de borracha furada e de um tamanho apropriado também pode servir de bocal.

Tocando o didjeridu
O didjeridu é tocado com a contínua vibração dos lábios para produzir o zumbido enquanto é usada uma técnica especial de respiração chamada respiração circular. Esta exige a respiração através do nariz enquanto que, ao mesmo tempo, a expiração deve ser feita pela boca usando a língua e as bochechas. Para um tocador experiente, a técnica da respiração circular permite que ele renove o ar de seus pulmões mantendo uma nota pelo tempo que o mesmo desejar.

Benefícios para a saúde
Em 2005, um estudo do British Medical Journal (Jornal Médico Britânico) descobriu que, aprender e praticar o Didgeridoo ajudou a reduzir o ronco e apnéia do sono, assim como o tempo necessário para o descanso. Isto parece funcionar devido ao fortalecimento dos músculos da via aérea superiora, diminuindo a tendência de distúrbio durante o sono.
Outro estudo, realizado no Brasil em 2008 por uma dupla de estudantes universitários da UAM, no curso de Naturologia, promoveu a comprovação de diversos efeitos terapêuticos do Didgeridoo. O foco principal era a redução da ansiedade, mas junto a isso demonstrou-se também uma melhora na qualidade de vida, redução à vulnerabilidade ao estresse e melhora da respiração com indícios de combate ao tabagismo (indicado por fumantes que participaram do estudo).

No Brasil, o grupo mineiro Uakti é o pioneiro na criação e fabricação de seus próprios instrumentos, inclusive os aerofones.

http://youtu.be/y44r7j6BVKc




Fontes:
Texto:Wikipédia
Imagem: Direitos Autorais
Wakan Wood é Marca Registrada. Direitos Autorais reservados. É permitida a reprodução das postagens e imagens deste blog, desde que citada a fonte: wakanwood.blogspot.com

6 comentários:

  1. Olá Soraia,

    Tenha uma ótima semana!

    PAZ E AMOR pelo nosso PLANETA...

    Bjo e um
    Abço de luz
    MYS

    ResponderExcluir
  2. Oi Mys,

    Grata pela visita.
    Volte sempre que quiser.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Soraia querida,

    Sempre aprendendo mais com você.
    Muito interessante este instrumento.
    Meu marido gosta muito de instrumentos de sopro, ele toca diversos tipos.
    Gostei muito do grupo mineiro, parece fácil né? mas não é.... precisa muita técnica de respiração.
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú,

    Quem tem o dom da arte, sabe onde e como aproveitá-la, não é?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Tenho fabricado didgeridoo, mas não encontro no brasil cera de abelha para por no bucal, vocês teriam algum canto do brasil para me recomendar???

    gratidão!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não fabrico o didgeridoo, apenas postei aqui no blog.
    Caso queira, sugiro que você entre em contato com o pessoal da Wakan Wood,pois eles fabricam diversos apetrechos do "universo" xamânico.
    Quem sabe eles podem te informar.
    Seguem abaixo o email e o endereço do blog, ok? Boa sorte!

    wakan.wood@gmail.com
    http://wakanwood.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares