sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A coluna vertebral: sons, cores e signos

Tenho o livro A energia curativa através das cores, de Theo Gimbel e o que me levou a comprá-lo (eu confesso) foi a imagem da capa. Simples, muito simples. O livro estava num cantinho da livraria e não tive dúvidas em levá-lo comigo. Para minha surpresa, o livro "simples" acabou por me surpreender com uma variedade de informações e assuntos muito bons e que, aliás, gosto muito: cores, sons e signos. No capítulo 5 "A espinha humana como instrumento de sensibilidade" o autor faz uma correlação entre as vértebras da coluna, o som das notas musicais e os signos do Zodíaco como seguem:

"... podemos atribuir uma medida, à cor e ao som detectáveis na espinha humana. Essa coluna de luz e som é o vínculo capaz de canalizar as vibrações terrestres e as energias cósmicas e, atuando sobre ambas, elevar no homem o nível de consciência e as atividades resultantes. É através da espinha que sentimos as reações provenientes do cérebro, que se ramificam para os nervos emergentes da espinha em intervalos. Do útero, ou geodo - nesse caso, o cérebro -, até a última parte inferior da espinha, os nervos servem a uma função cada vez mais física e terminam atendendo às necessidades básicas efetivas de manutenção do "instrumento".
Esses intervalos são cuidadosamente medidos e se deslocam para baixo em progressão harmônica. O Som de cada vértebra segue uma escala descendente à medida que aumenta de volume. A coloração desse som depende da forma real de cada vértebra. "  Theo Gimbel 

Quando li este capítulo, não pude deixar de me lembrar daquela canção de Walter Franco, "Serra do luar", onde ele diz que:
  Viver é afinar o instrumento
 De dentro pra fora
 De fora pra dentro
A toda hora, a todo momento
De dentro pra fora
   De fora pra dentro…

E não é que eles, Theo e Walter, estão certos?!
Palmas para ambos!

Outro livro do mesmo autor: Forma, cor e som
Mais do mesmo em:  Musicossofia e astromusica

Imagem em: http://www.halexandria-foundation.org/forums/viewtopic.php?f=15&t=56

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog. Já estou seguindo. Caso queira visitar meu blog e fazer parte da minha lista de amigos também, vou deixar aqui o endereço:

    http://santuariointerior.blogspot.com/

    Votos de paz e harmonia.

    RODRIGO FREITAS

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!

    Agradeço seu comentário
    Também estou te seguindo.

    Volte sempre:)

    ResponderExcluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares