Antonio Canova, The Three Graces. Location: Hermitage, St. Petersburg
Antigamente, na Grécia, celebrava-se, nesta data, Charistheria, festa com oferendas e agradecimentos para a deusa da caridade Charis, uma das Cáritas.
As Cáritas ou Graças, eram antigas manifestações da Deusa Tríplice doadora das “graças” (charis em grego e caritas em latim), ou seja, os dons que vinham do céu e das estrelas. Os romanos chamavam-nas de Vênia, considerando-as aspectos benevolentes da deusa do amor Vênus. As Graças eram emanações da Deusa e seus nomes eram Aglaia, a brilhante; Thaleia, aquela que traz as flores e Euphrosyne, a alegria do coração.
Elas eram parceiras dos deuses, as padroeiras da arte, da música, da poesia e da dança, as Ninfas Celestes atendentes da Deusa, sendo representadas como três mulheres nuas dançando. O cristianismo despojou a palavra “caritas” de qualquer conotação sexual, atribuindo-lhe um significado puramente ascético. Caridade tornou-se, assim, um requisito para conseguir um lugar ao céu, empobrecendo o significado inicial de “charis” (amor, afeição, hospitalidade, generosidade e compaixão). As Graças não mais representavam a amplitude dos aspectos da Deusa, mas apenas liberalidade e sensualidade...
Mais em Teia de Thea
Soraia querida,
ResponderExcluirMuito interessante, sempre aprendendo mais com você.
Na postagem do Mr.Bean, aqui em casa meus filhos ADORAM ele, chamei todos para assistirem os vídeos, imagine!
Beijos amiga!!!
Lú
Oi Lú!
ResponderExcluirAprendi no site Teia de Thea, lá tem muita coisa boa.
Quanto ao Mr.Bean, acho que é um dos melhores remédios para o fígado... kkkk
Beijos.
Soraia querida,
ResponderExcluirEu vi o site, é muito bom mesmo.
E Mr.Bean sem comentários....é 10, 100, 1000.....um senhor remédio para a Vida!!!
Beijos!!!
Com certeza:)
ResponderExcluir