terça-feira, 19 de junho de 2012

Litha: Celebração do Solstício

No dia 21 de junho, a Teia de Thea celebrará, em um ritual aberto a mulheres e homens, o solstício de verão no hemisfério norte, também conhecido como Litha ou Alban Helfin. 
Saiba a importância de celebrar este lindo ritual.
fonte da imagem:The CUPWA

Litha – Celebração do Solstício - 21 de Junho
Texto adaptado do livro “O anuário da Grande Mãe – Guia prático de rituais para celebrar a Deusa”, de Mirella Faur 

Nos primórdios da humanidade, o homem vivia em contato direto e permanente com a Terra, o Sol, a Lua e as estrelas, sintonizado com os ritmos cósmicos e altamente influenciado pelas forças e manifestações da natureza.
Os povos antigos consideravam o movimento circular da Terra ao redor do sol uma roda, representando o eterno ciclo e nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificação, envelhecimento e decadência, morte e decomposição e novamente, renascimento, refletido na vida humana e na natureza.
Em sua aparente trajetória anual, o sol atinge dois pontos de afastamento máximo em relação ao equador celeste, tanto para o norte quanto para sul.
Esses pontos são chamados solstícios, o de inverno marcando o dia mais curto do ano e o de verão, o dia mais longo do ano.
Os solstícios são Sabbats celebrados de várias formas e em diferentes lugares do mundo, há pelo menos 12 mil anos, marcando a relação da humanidade com seu meio ambiente telúrico, solar e cósmico.
À medida que nossa sociedade tornou-se cada vez mais tecnológica, eficiente e complexa, os homens se distanciaram – física, psicológica e espiritualmente – de nosso ambiente natural (ecológico e cósmico). Esse distanciamento resultou na atual crise ecológica e planetária, a humanidade tendo esquecido que a Mãe Terra e o Pai Céu criaram e sustentam nossa vida.Para superarmos essa cisão e sabermos honrar a sacralidade da natureza, devemos reconhecer nossa interdependência com suas leis, manifestações e ciclos e relembrar ou recriar festivais que celebrem a passagem do tempo e das estações.
Na Roda do Ano, em Litha, a Deusa e o Deus estão vivendo o êxtase da sua união a natureza comemora com a beleza das flores e abundância dos frutos. A Deusa e a Terra estão plenas de promessas e os rituais visam nutrir e fortalecer a nova vida no ventre humano, animal e no da própria natureza.
A atmosfera deste Sabbat é de plenitude, realização, manifestação e mudança. Todos os desejos podem ser realizados, pois a Deusa e Terra estão plenas de possibilidades e a força vital está em seu auge.

Fonte:http://teiadethea.org/files/jornais/jornaljunho12.pdf

-----------------



Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagões. O termo é usado especialmente no calendário Asatru.
Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de Junho no Hemisfério Norte.

É o momento quem que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e gramados encontram-se lindos e abundantemente floridos e verdes. Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-célticos estão alinhados com o nascer do Sol

Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus está adulto, um homem formado, e tornou pai - dos grãos. Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain. Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule. Este é o único Sabá em que às vezes se fazem feitiços, pois acredita-se que seu poder mágico é muito grande.

Costumes de Litha

Há uma infinidade de lendas e ritos que envolvem a noite do Solstício de Verão: Um dos costumes mais populares na Europa e Norte da África é a colheita de ervas medicinais e mágicas nesse dia. Acredita-se que a plenitude da força do deus está impregnada nessas ervas e contém todo o poder sanador e mágico para a cura de doenças. O visco e o basílico, como outras muitas ervas, são colhidos ritualisticamente e usados para preservar a energia nos tempos frios em encantamentos e sortilégios.

Banhos purificadores e curas milagrosas são realizados nas noites mágicas em fontes, rios e cachoeiras. Acredita-se também que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade.

Os antigos Povos da Europa acreditam que, nessa noite, criaturas mágicas andam correndo pelos campos e florestas e poderiam facilmente ser vistos e contatados.

Nesse dia os amuletos do ano anterior são queimados e novos talismãs de proteção, poções para sonhos proféticos e filtros são feitos para aproveitar o grande momento de poder.

É costume dar continuidade a grande fogueira de Beltane, como também pula-la para se livrar dos infortúnios e da negatividade. Tradicionalmente essa fogueira é acesa com gravetos de abeto e carvalho, duas árvores consideradas mágicas pelos neopagões.

4 comentários:

  1. Muito interessante e lindo! É uma pena que perdemos esta conexão tão sagrada com a natureza. Ainda tenho esperanças que esta sociedade doente recupere isso!

    Com amor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Flor.

      Do jeito que as coisas andam, o homem está cada vez mais bestializado e totalmente desconectado da Essência Divina e o resultado disso a gente vê por ai nos noticiários, mas assim como você disse, eu também tenho esta esperança.

      Bom dia:)

      Excluir
  2. Olá Soraia! Boa noite!
    Para aqueles que celebram o giro das estações pela Roda do Sul - ou seja, as estações do hemisfério sul, comemora-se Yule - o Primeiro dia do inverno (Solstício do Inverno). Neste ano, ocorre no dia 20/Jun às 20:08 (Horário de Brasília).

    Amanhã tem post sobre isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naelyan!

      Adoro estes eventos que celebram aquilo que realmente importa: a conexão com a vida, com o bem e com a harmonia que a natureza com seus ciclos encerra.

      Bjs mil, Feliz Solstício! Feliz Yule!

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares