sábado, 18 de janeiro de 2014

Axé da Bahia: Terreiro São Jorge Filhos da Goméia

imagem: Terreiro São Jorge Filhos da Goméia

Hoje assisti a mais um episódio do Programa Conhecendo Museus, desta vez foi apresentado o Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão e fiquei encantada com a forma clara e simples com que a questão, muitas vezes mal compreendida e às vezes tão controvertida como o Candomblé, foi abordada, mostrando os fundamentos em que a religião baseia-se, sua contribuição junto a sociedade onde está inserida, desse modo ajudando a quebrar o preconceito contra a religião.
Seguem abaixo um texto introdutório do episódio e logo após o vídeo.
Conhecer para aprender!

O Conhecendo Museus vai à Bahia e apresenta o Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão. Com o objetivo de preservar a cultura banto, a Associação São Jorge Filhos da Goméia criou o museu. Ali ocorrem cursos de informática, oficinas de dança, capoeira e percussão para crianças, jovens e adultos do bairro do Portão, na cidade de Lauro de Freitas. O acervo do museu é composto por objetos em ferro, prata, madeira, palha, tecido, papel e outros materiais.


Os objetos pertenceram à Mãe Mirinha de Portão, (foto ao lado) aos projetos educativos e culturais da Associação São Jorge Filho da Goméia e alguns são cedidos por outras instituições. Em 2004, Mãe Mirinha, mentora da associação, mais uma vez teve seu trabalho reconhecido. Em 15 de abril, o Terreiro São Jorge Filhos da Goméia, onde fica o museu, foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), fruto do árduo trabalho de Mirinha, desenvolvido ao longo anos. O episódio do Conhecendo Museus – edição Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão dará a oportunidade ao telespectador de conhecer e se aprofundar na tradição afro.




Fonte:
http://www.conhecendomuseus.com.br/episodio-30-museu-comunitario-mae-mirinha-de-portao/

Conheça também:
http://kulatelecelagem.blogspot.com.br/

http://cafehistoria.ning.com/group/joozinhodagomiaoreidocandombl
ou
http://www.marccelus.xpg.com.br/materias/colunas/foiotempo/template_gomeia_default.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares