quinta-feira, 6 de março de 2014

Thorncrown - uma capela ecológica construída no meio da floresta

Independentemente do credo religioso, tai um belo lugar para ser visitado e passar alguns momentos em contato com a natureza = Deus. 
Só para constar, em português o nome da capela Thorncrown (thorn = espinho / crown = coroa) seria algo como "Coroa de Espinhos".
Um nome triste para um belo lugar, confira.


A capela de Thorncrown, construída em 1980 no Arkansas, nos EUA, é um dos primeiros exemplos contemporâneos de arquitetura sustentável do planeta. Erguida com madeira ecológica e cercada de pedras, a pequena igreja fica em uma clareira situada entre as árvores e recebe iluminação natural a maior parte do tempo. Com diversos elementos simples e funcionais, a capela atrai diversos visitantes que buscam meditar em meio à natureza e faz sucesso entre os pares que procuram um casamento diferente.


Coordenado pelo notável arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, o projeto da capela garante ao público variadas experiências a cada visitação, sobretudo devido à estrutura externa transparente. Isso porque, além de garantir a entrada de luz natural, reduzindo os gastos de eletricidade no ambiente, a estrutura também proporciona a sensação de estar em um lugar distinto a cada estação do ano, que é bem marcada em meio à floresta temperada dos EUA. Desta maneira, a capela utiliza a natureza e as mudanças do tempo como seu principal cenário.
Os criadores de Thorncrown foram além do uso de materiais de construção ecológicos, respeitando a padrões de sustentabilidade em todas as etapas de execução do projeto. Assim, segundo o site mexicano Conciencia Sustentable, a capela, de quase 15 metros de altura, construída há mais de trinta anos, é um exemplo de que o planejamento adequado das obras pode reduzir o impacto de um edifício no meio ambiente.
O irreverente projeto foi premiado durante o Twenty Five Year Award, um dos mais importantes concursos de arquitetura dos EUA. A capela foi idealizada pelo professor aposentado Jim Reed, que cedeu o terreno para a elaboração da obra. De acordo com os representantes de Thorncrown, mais de seis milhões de pessoas já passaram no local - seja para conhecer os elementos arquitetônicos, fazer orações e meditar entre o verde, ou, ainda, prestigiar a união de diversos casais.

Clique AQUI e faça uma visita virtual
Galeria de fotos AQUI
Visite o site: http://www.thorncrown.com/

Fonte:
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2014/03/05/interna_noticias,47905/conheca-a-belissima-capela-ecologica-construida-no-meio-de-uma-floresta.shtml

2 comentários:

  1. Que espaço maravilhoso! Adorava ir lá visitar e meditar. É a prova que a sustentabilidade compensa, é durável e pode ser absolutamento belo! Porque não fazer assim toda a construção, sutentável e ecológica? O nosso Planeta agradecia...
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Catarina.
      Além da beleza, da sensação de liberdade e da proximidade com a natureza, mais construções assim feitas, trariam grande benefício para todos nós e para nossa, Gaia.

      Grande abraço e bom fim de semana para ti também.
      Um beijo.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares