quarta-feira, 14 de maio de 2014

Um gato azul!

Ontem, fui ao Mercado Central de BH, comprar um licor para fazer uma receita mas como eu estava distante da loja que tenho costume de encontrá-lo, acabei entrando numa outra loja de bebidas onde o carro chefe são as cachaças.
Sem muita esperança de encontrar o que eu queria, me distraí olhando os rótulos das cachaças com seus nomes pitorescos.
Por sorte achei o licor e chegando ao caixa para paga-lo, eis o que vejo no alto da prateleira.













Não pude conter meu espanto ao ver este lindo gato azul num rótulo de bebida.
O que para mim até então era novidade, virou curiosidade.
Chegando em casa, fui procurar mais informações sobre Gatão na internet.
Vamos lá!


História



Embaixador de Portugal no mundo, o Gatão - marca criada no início do século anterior - está presente em cerca de cinquenta países dos cinco continentes. 
O Gatão deve a sua designação a uma aldeia com o mesmo nome, de onde provinham as uvas que serviam de base à sua produção. 
Fruto do aumento das vendas a proveniência das uvas diversificou-se.
Na altura, a publicação de uma lei que obrigava a que a designação de uma marca, que coincidisse com a designação de uma região produtora, só pudesse utilizar uvas dessa mesma região, levou os responsáveis de então a encontrar uma outra justificativa para o nome.
Sendo uma marca já bem implementada no mercado, o Gatão passou a ser, não a designação da origem das uvas, mas um "gato grande". 
Para evitar a alusão à aldeia de Gatão, a Comissão Vitivinícola ditou a utilização da imagem de um gato no rótulo. 

(*)Imagem: garrafa de cerâmica










imagem: garrafa de vidro








Durante muitos anos o Gatão foi apresentado em embalagens de cerâmica e exibia no rótulo uma versão de um “Gato das Botas” - este fato faz parte, ainda hoje, do imaginário de muitos apreciadores da marca. Atualmente, como resultado dos novos valores a ele associados o Gatão tem uma imagem mais moderna, jovem e fresca, assumindo-se como o verde da "Geração Fresca”.
Fruto da sua história e das conquistas granjeadas ao longo do tempo, o Gatão mantém-se hoje um vinho verde de referência.(*)

Cores e Sabores





Vinho Verde?
Como se faz?

Com medo de arriscar, não comprei :(
Mas próxima vez que eu for ao Mercado, ele não me escapa :)
Ah, e é claro que eu vou guardar a garrafa ='.'=

(*)Fonte do texto:
http://www.borgeswines.com/apartat.php?id=vinhos&id_categoria=1&id_subcategoria=6
(*)Fonte da imagem:
http://vilanovadegaia.olx.pt/garrafa-gres-campos-filhos-gatao-borges-iid-446375131

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares