sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Newgrange - magia irlandesa


imagem: Newgrange



Segundo a Wikipédia Newgrange (Irlandês: Dún Fhearghusa) é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda.
É um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda. Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de luz ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.
Foi construída originalmente entre 3300 e 2900 a.C, mais de 500 anos antes da Pirâmide de Quéops no Egito. 
Também precede Stonehenge em mais de 1.000 anos. No período Neolítico, Newgrange continuou como um local de cerimônias.
Newgrange parece ter sido usada principalmente como uma tumba. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. O sol parece ter sido um importante elemento nas crenças religiosas do Neolítico.
O alinhamento solar em Newgrange é ainda muito preciso se comparado a outros fenômenos, tais como o que acontece nas Ilhas Órcades, perto da costa de Escócia.
De acordo com a Mitologia irlandesa, Newgrange era um dos Sídhes (montes) onde Tuatha Dé Danann vivia. Foi construído pelo deus Dagda. De acordo com a lenda, o herói Cú Chulainn nasceu lá. 
Contudo, a maioria dos ciclos místicos associados com Newgrange datam da era Céltica da mitologia e da História da Irlanda.
O acesso ao local é feito a partir do Condado de Meath, de onde partem os grupos em ônibus.


Segundo Cintia Anira, em seu excelente blog Minha Aquarela
Newgrange é mais que isso.


Onde vi primeiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares