segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma Monalisa indígena e o Monte Pascoal

Esta sim, é uma bela Monalisa!
Encontrei esta e outras coisas muito interessantes no blog Pajé filmes.
Vale conferir também outro blog de temática indígena: Cinema Artes.
Uma imersão na cultura indígena brasileira.

Como não poderia deixar passar em brancas nuvens, acrescentei logo abaixo da imagem dois textos extraídos da Wikipédia: um é sobre os pataxós (que é a tribo da bela Katinã) e outro sobre o Monte Pascoal,  local onde habitam os índios desta tribo.

Modelo: Natália Pataxó (Katinã)
 Foto: Charles Bicalho
 Arte: Gis Rezende

Os pataxós são um povo indígena de língua da família maxakali, do tronco macro-jê.
Apesar de se expressarem na língua portuguesa, alguns grupos conservam seu idioma original. Em 1990, os pataxós eram, aproximadamente, 1.600.
Vivem em sua maioria na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, ao sul do município de Porto Seguro, a menos de um quilômetro da costa, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbáu. O território entre estes dois rios, o mar a leste e o Monte Pascoal a oeste é reconhecido pelos Pataxós como suas terras tradicionais, as quais abrangem uma área de 20.000 hectares.
Fonte: Wikipédia

O MONTE PASCOAL
imagem Antigo mapa português com a localização do Monte Pascoal - Wikipédia
O Monte Pascoal é um pequeno monte (586 metros de altura) localizado no município de Itamaraju, no estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro. Segundo os registros históricos, o Monte Pascoal teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação no dia 22 de Abril de 1500, data do descobrimento do Brasil pelos portugueses. O acidente geográfico recebeu este nome justamente porque o desembarque ocorreu na época da Páscoa do ano de 1500. 
Em 29 de Novembro de 1961, foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal, com 22.500 hectares e 110 quilômetros de perímetro, no município de Itamaraju. A melhor forma de se chegar ao Monte Pascoal, segundo o pesquisador e escritor da região Armando Azevedo, é pela cidade de Itamaraju, o acesso principal do parque. Esta cidade é guardiã do local do descobrimento, ou seja, o Parque Nacional do Monte Pascoal. O parque está aberto a visitação com o consentimento dos índios pataxós que habitam a região.
Fonte:Wikipédia





Fonte da imgem: http://paje-filmes.blogspot.com/2011/02/monalisa-pataxo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares