sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Lua

Astrologie Judiciaire/Le Tarot Astrologique
Em todos os tempos tem representado a polaridade negativa por excelência. Como tal, expressa a lei da receptividade, a assimilação e a absorção das realidades e dos sonhos, a quietude e a tranquilidade fecundante,o descanso da semente sob a noite, a feminilidade indefinida e cambiante, a imagem refletida nos espelhos, a água tomando a forma do que a contém, o inconsciente pleno de fantasmas em constante elaboração, poesia, a intuição. Neste sentido, a lua sempre tem sido associada à "alma", e por extensão à mulher , a imaginação e ao inconsciente.
A Lua representa a revelação do mundo inconsciente e a multiplicidade de formas que não estão à luz mas que exercem um poder decisivo em toda ordem de coisas, sem que obedeçam necessariamente a uma lógica facilmente identificável. Revela ao ser humano a existência de um mundo de sombras dentro dele mesmo, onde as formas desorganizadas e vegetativas lutam por exercer predomínio total sobre sua conduta; revela ao ser humano a existência de sótãos interiores completamente ilógicos, os quais deve explorar. Esse mundo de formas que revela a Lua se expressa nos sonhos, nas criações artísticas e nos símbolos que  homem realiza como que impulsionado por forças que não lhe pertencem, mas que o avassalam e o dominam.
A Lua revela o mundo dos "demônios interiores" mencionados por por alguns filósofos e artistas, dos fantasmas, duendes e também das legiões infernais. Mostra ao homem a necessidade de enfrentar e transmutar esse mundo inconsciente, submetê-lo à sua vontade, para assim poder colaborar equilibradamente como o mundo da positividade simbolizado pelo Sol. Por não realizar tal façanha, o homem permanece sempre desconhecido para si mesmo, e ao fracassar da mesma, corre o risco de ficar mentalmente lesionado e com sintomas de acordo com as características de sua lesão.
Dentro da Tradição indica-se que a Lua se apresenta no sétimo mês de desenvolvimento embrionário para polir a forma, imprimindo toques imprecisos mas que outorgam ao conjunto um encanto especial somente próprio do ser humano. Fixa então a Lua as formas arquetípicas no inconsciente, moldando os limites da fantasia, arrojando à forma ainda não definida a semente dos sonhos e dos pesadelos, os extratos dos mundos minerais. Imprime também os germes do poder intuitivo e seus alcances.
Como todos os tecidos do corpo, exceto os do cérebro e os do tecido nervoso, contém eletricidade negativa, resulta claramente compreensível que o corpo, em geral (e em especial as concavidades), seja receptivo a todas as impressões externas ao ponto de registrar absolutamente tudo o que ocorre ao redor, nutrindo pois o inconsciente de uma impressionante quantidade de informação desordenada, não classificada, a qual se vai tornando semelhante a um lixeira onde vão reunir-se os distintos lixos de todos os setores,mas também reúnem-se ali coisas esplendorosas do mundo, as impressões artísticas e o glorioso pressentimento de que sob toda confusão jaz a divindade.

mareemassage.blogspot.com
A Tradição da Ciência Yoga relaciona a Lua com a pituitária e com o charka Agna, cujo desenvolvimento ou iluminação elevam o homem a um estado superior com faculdades que apenas tem sido sugerido pelos divulgadores com o nome de "Terceiro Olho".
A Franco Maçonaria simboliza com a Lua a Coluna do pólo negativo do Templo, a coluna B..., a cor branca, a Filosofia, a última sílaba de Salomão.

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/arvore_vida.htm

A Qabbalah associa a Lua a Binah e Hochmach e também a orelha esquerda.
É por tudo isso que a Lua é associada à feminilidade, ao inconsciente, à imaginação, a mudanças irracionais, ao sonambulismo, à submissão passiva, à psiquê, à culturas matriarcais, à infância, à fecundidade, ao instinto de maternidade, ao delírio, ao abandono, aos desvios da consciência, às mulheres, à poesia, a vidência, à telepatia, etc....

Fonte do texto: Cosmossíntse - LakaZa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares