terça-feira, 9 de outubro de 2012

O doce sabor das flores / Águas aromatizadas

Há tempos experimentei a Água de Rosas Kasslik e jamais me esqueci deste doce sabor.
Por conta disso, acabei procurando na web sobre o assunto e encontrei um vasto material, os textos seguem logo abaixo.
Sirvam-se!

Em tempo: aqui em Belo Horizonte as Águas de Rosas e de Flor de Laranjeira, podem ser encontradas no Empório Árabe e Delikatessen D'Hanna, no Mercado Central, que fica na Avenida Augusto de Lima, 744 - loja 33, no corredor da Rua Curitiba, fone de contato: (31) 3213-0793.


Águas aromatizadas

As águas aromatizadas não são muito populares na culinária brasileira, mas, nos países árabes, sua utilização vem de longa data, originalmente com outros usos: águas aromatizadas com rosas, laranja e anis eram usualmente degustadas em festas devido às restrições ao álcool contidas no Alcorão.
Os egípcios, gregos e romanos utilizavam águas aromatizadas nas refeições para ajudar na limpeza das mãos, uma vez que ainda não utilizavam talheres. Servida em tigelas, a água era aromatizada com flores e ervas e considerada indispensável para os comensais limparem os dedos. Apesar de hoje ainda ser usada para o mesmo fim (a famosa lavanda), a água aromatizada ganhou outras funções;  também pode ser utilizada para o consumo, para beber ou uso culinário, por exemplo.
Na culinária, as mais conhecidas são a água de flor de laranjeira - essência extraída das pétalas da flor de laranjeira (mazahr em árabe), e a água de rosas - solução alcoólica de essência de rosas, muito diluída com água destilada (maward), ambas utilizadas para aromatizar sorvetes, massas, cremes, caldas e pratos à base de carne de aves, entre outras iguarias, sobretudo na cozinha árabe, libanesa e indiana.

Água de Rosas

Produzida pelos árabes desde o Século IX, e com técnica árabe até hoje, a verdade é que não se pode precisar onde a Água de Rosas tenha, de fato, sido criada. Há, inclusive, pesquisadores que acreditam que ela possa ter surgido, simultaneamente, na Bulgária, na Índia e no mundo árabe.
A Água de Rosas entra na culinária, na indústria de cosméticos e em rituais religiosos hindus e, também, em rituais de magia, em geral, voltadas para a conquista amorosa.

Na Culinária

É comumente usada nas cozinhas do Sul e do Oeste da Ásia, do Oriente Médio e de parte da Europa. No Irã, entra, também, em doces, chás, sorvetes e biscoitos. No mundo árabe e na Índia, é usada, ainda, para aromatizar leite e pratos de leite, como pudim de arroz, ou bebidas como o lassi, feita de iogurte batido com açúcar e frutas. Na Espanha, o manjar branco herdou da dominação árabe a Água de Rosas na receita. É utilizada, ainda, para aromatizar bolos e pães.
O sabor da Água de Rosas é intenso e o aroma, bastante concentrado, por isso é bom usá-la com cautela. Combina com leite, damasco, nozes e frutas e pode compor receitas tanto de sorvete, quanto de mousses e coquetéis. Serve, ainda, para reforçar a fragrância de pratos salgados que levem pétalas de rosa na receita, como, por exemplo, o risoto de rosas.
No Brasil, você encontrará uma boa água de rosas nos empórios árabes, especializados em ingredientes de culinária árabe e libanesa, e em casas especializadas de aromaterapia. Cheque sempre a validade na embalagem.
As Águas de Rosas de boa qualidade são um produto 100% natural e servem, também, como um poderoso tônico facial e como colírio.


COMO SE PRODUZ ÁGUA DE ROSAS
imagem: Rosa x damascena - telegraph.co.uk

A Água de Rosas é um líquido concentrado que se obtém ao submeter as pétalas de rosa a um processo de destilação. Contém, até, 1% de seu óleo essencial.
Para produzi-la, as rosas são postas em alambiques de cobre com água - a relação é de 50 litros do líquido para 10 mil rosas. Após seis horas de aquecimento, o vapor destilado é resfriado e recolhido, resultando em água, óleo e substâncias hidrossolúveis. 
A flor mais usada é a rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill). Ela é muito perfumada, mas o conteúdo de óleo essencial em suas pétalas é ínfimo, por volta de 1%. Pode-se conseguir maior volume de óleo destilando a água de rosas uma segunda vez.


KASHAN - A Cidade da Rosas e da Água de Rosas
fonte da imagem de Kashan - http://www.kashancf.ir/en/

Localizada no centro do Irã, a cidade de Kashan (240km ao Sul de Teerã), região famosa por suas plantações de rosas damascenas, nativas dali, conhecidas, no Irã, como flor de Mohammadi, é o centro da produção comercial das Águas de Rosas iranianas, mundialmente conhecidas por serem as escolhidas para a lavagem anual  da Caaba (Kaaba), o santuário mais sagrado para os 1,3 bilhão de muçulmanos do mundo, e na direção do qual os islâmicos fazem suas cinco orações diárias. Kashan, também, é mundialmente famosa por seus tapetes.
Com um clima ameno por todo o ano, suas roseiras produzem lindas e grandes flores que são colhidas entre Abril e Maio para o festival das rosas de Kashan, e para a produção da água de rosas. Segundo as estatísticas disponíveis, mais de 700 toneladas de rosas são produzidas na região anualmente.
Ali, existem várias empresas familiares dedicadas, exclusivamente, à produção artesanal de Água de Rosas. Nas fotos abaixo, realizadas numa dessas empresas da pequena aldeia de Qamsar, nas cercanias de Kashan, hoje nas mãos da terceira geração da família, você vai poder ver a simplicidade das instalações em que se processa a produção:


 
(*)

As pétalas de rosas são colocadas em um recipiente de cobre juntamente com água e deixados a ferver entre três e cinco horas. A água e a essência da rosa se condensam, e, através de um duto coletor, são colhidos em um outro recipiente, colocado em uma piscina de água fria. Quando o conteúdo deste recipiente esfria totalmente, pode-se abri-lo e retirar a água de rosas diretamente para os frascos em que são vendidos. (*)




ÁGUA DE FLOR-DE-LARANJEIRA



A água de flor-de-laranjeira tem com o Néroli a mesma relação que a água de rosas tem com o óleo essencial de Rosas, sendo obtida através de destilação das pétalas da flor-de-laranjeira que também fornecem o Néroli.
A principal aplicação da água de flor-de-laranjeira na Aromaterapia dá-se nos tratamentos de pele, como loção tônica ou aromática para limpeza, particularmente quando utilizada em combinação com cremes ou óleos de massagem que contenham Néroli.
A água de flor-de-laranjeira é ligeiramente mais adstringente que a água de rosas, de modo que enquanto a segunda é usada principalmente para peles secas e sensíveis, a de flor-de-laranjeira é a escolha mais indicada para as peles oleosas. Costumo utilizá-la frequentemente como base para a fabricação de uma loção destinada ao tratamento de acnes em jovens.
Seu odor delicado difere tanto daquele excessivamente adstringente dos preparados medicinais disponíveis em farmácias que encoraja, inegavelmente, seu uso regular.
Às vezes é usado na culinária, em particular na região do Mediterrâneo, para conferir um sabor delicado a bolos e biscoitos, e é possível encontrar água de flor-de-laranjeira de boa qualidade em mercearias da Grécia e de outros países mediterrâneos.


Água de rosas ou Hidrolato de rosas 
http://www.martinsmartinsfontes.com.br/catalogo_det.php?id=91

A água de rosas é um coadjuvante muito útil ao uso de óleos essenciais, sobretudo em tratamentos de pele e no cuidado com os olhos. É obtida a partir de pétalas de rosas por meio de destilação. A massa de pétalas de rosas é permeada por um vapor, e este é coletado em um tubo que passa, em seguida, por um tanque de resfriamento. O líquido obtido mediante o resfriamento do vapor é a água de rosas. A água de rosas tem propriedades calmantes, refrescantes e anti inflamatórias. É um delicado antisséptico e um adstringente muto moderado, propriedades estas que o tornam útil nos cuidados com a pele. Costuma ser incorporada a óleos naturais para produção de cremes, seja comercialmente ou não, e pode ser utilizada isoladamente como um suave tônico da pele, ou misturada com álcool e óleos essenciais para criar uma preparação mais potente. Ao tratar os órgãos da visão, é importante lembrar que jamais se deve usar qualquer dos óleos essenciais nas proximidades dos olhos. Pode-se colocar chumaços de algodão embebido em água de rosas pura sobre os olhos para descansar e refrescá-los, sendo a substância altamente indicada para o tratamento da conjuntivite. Deve-se esfregar o olho infectado com um chumaço de algodão embebido em água de rosas e repetir o procedimento a intervalos regulares. jogue fora cada pedaço de algodão imediatamente após o uso e nunca use o mesmo chumaço em ambos os olhos, uma vez que a infecção pode ser transmitida de um olho para o outro. Muitas pessoas adoram o aroma de rosas, e é possível usar sua água como perfume que substitua o óleo essencial, de custo tão elevado. Pode-se usar a água de rosas com segurança nas peles mais sensíveis, sendo ela o único tônico recomendado para peles secas. Para as peles oleosas, o mais indicado será o tratamento com água de flor-de-laranjeira.

Patricia Davis - Aromaterapia - Ed. Martins Fontes (**)

CONFIRA AQUI ALGUMAS RECEITAS CULINÁRIAS.


Fonte das imagens das garrafas de Águas Kasslik:http://www.emporiobeirute.com.br/

(*)Fonte do texto e fotografias http://www.correiogourmand.com.br/info_glossario_produtos_alimentos_iguarias_gourmands_aguas_aromatizadas.htm

Onde li primeiro:http://www.tioaliemporioarabe.com.br/tio_ali_05_comidas_1001_noites_aguas_aromatizadas.htm


Fonte do vídeo:http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/36282-iran-el-agua-de-rosas-de-kashan.html

(**)Fonte Aromaflora.com.br via https://www.facebook.com/pages/Aromaflora/334297969968626?fref=ts

2 comentários:

  1. Parabéns pelas informações sobre Agua de Flor de Laranjeira. Gostaria de receitas para usa-la.

    grata,
    ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ione!

      Agradeço seu comentário e por sua sugestão, postei agora algumas receitas, das muitas que vi pela Internet.
      Espero que goste.

      Abraços.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares