segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Zodíaco de Dendera

O texto abaixo foi traduzido de um site em francês. Há dias que venho traduzindo (via Google) e não foi tarefa fácil, pois quando o português não era suficientemente bom para trazer clareza de informações, busquei traduzir do francês para o inglês, do inglês para o espanhol e novamente para o português.
Enfim, uma verdadeira maratona, que valeu a pena.
Ao longo dos dias vou reler o texto com calma e ver o que pode ser melhorado.
Peço desculpas por erros que, certamente estarão por aí, mas no final da "maratona" meus miolos já estavam fundindo e não pude corrigir muita coisa.
Aproveito para sugerir o texto que publiquei no "Arcano Dezenove" hoje, sobre o mesmo tema: Paul Brunton- No Templo de Denderah.
Boa leitura!


 metahistory.org
Na expedição egípcia feita por Napoleão Bonaparte, em 1799 foi  descoberto o templo de Hathor em Tentyra (agora Dendera), foi revelado ao mundo um fascinante teto astronômico. O teto (em laje de arenito) foi cortado e vendido a Luís XVIII pelo Egito, em 1821, está localizado no Museu do Louvre desde 1919, uma cópia foi colocada no lugar da original, em 1920. O teto estava em uma capela no primeiro andar do templo (no terraço, onde os sacerdotes faziam suas observações astronômicas), a capela de Osíris (ponto vermelho no mapa abaixo):

 
Logo que foi descoberto, o teto causou muitas controvérsias sobre sua idade e seu significado. No entanto, com a decifração dos hieróglifos por Champollion foi possível saber rapidamente que a construção do teto, data da era romana. Dados astronômicos colocados no teto indicam que as observações do céu foram feitas sob o reinado da famosa Cleópatra VII

O teto em forma de um circulo que é apoiado por 12 personagens : quatro deusas de pé, que estão cada uma, simbolizando uma direção cardeal e ajoelhados, oito deuses, com cabeça de falcão, representando a eternidade. Na parte central do círculo estão desenhadas, as 12 constelações que hoje chamamos de "Zodíaco" (de onde o nome de "Zodíaco de Dendera") e os cinco planetas visíveis a olho nu na época. No centro, precisamente, estão as constelações Ursa Maior, Ursa Menor e Dragão. No teto também estão Órion, Sirius, um eclipse lunar e um eclipse solar. No perímetro, estão representados os 36 decanatos, que simbolizam o ano egípcio de 360 ​​dias, são as estrelas que se levantam na noite que indicam períodos de 10 dias do calendário egípcio. No perímetro, representou o decanatos 36, que simbolizam o ano egípcio de 360 ​​dias, são as estrelas que se levantam na noite e indicar períodos de 10 dias do calendário egípcio.
A posição das constelações e planetas deve permitir com precisão o momento da construção do zodíaco pois sua disposição se reproduz exatamente como há cada mil anos.
No entanto, como alguns têm defendido, ele pode ser datado entre 12 e 21 de Agosto do ano 52 a.C ou entre 15 de junho e 15 de agosto do ano 50 d.C.
Esta diferença se explica pelo fato de que o mapa não reproduz um único momento, mas leituras em momentos diferentes.


Reprodução colorida por Domenico Valeriano, 1935.


As constelações do zodíaco

As figuras dos signos deste zodíaco não são exclusivamente egípcias, elas não aparecem no Egito até o período greco-romano, porém com a dominação assíria outros elementos culturais foram incorporados a este zodíaco.
O simbolismo do zodíaco egípcio é baseado no mito de Osíris, nascimento, crescimento, morte e renascimento (a capela onde estava o teto indicava  onde ocorriam as cerimônias relativas à ressurreição de Osíris).

A partir de Áries na direção do ponteiros do relógio, estão:
Áries: equipado com chifres, que evoca o espírito de Amon força invisível que surge da escuridão para a aurora da nova primavera.
Touro: ele é o filho de Hathor, a vaca que simboliza a fertilidade.
Gêmeos: eles são representados pelos deuses Shu e Tefnut, que respiram vida e poder nas narinas do falecido.
Câncer: é representado pelo escaravelho Khepri e descreve o renascimento do sol.
O ano egípcio começa aqui, entre o fim da fase lunar de Câncer e o início da fase de lunar de Leão.  Este é também o momento em que a estrela Sirius aparece e dá-se o início da enchente.
Leão: representa o calor do deserto, a leoa Sekhmet, filha do deus do sol, ela simboliza o dilúvio, período de inundação benéfica ou perigosa.
Virgem: carregando uma espiga de milho, lembra Ísis, que durante a enchente, vai em busca de seu marido Osíris.
Libra: é o julgamento de Osíris, quando os grãos são pesados, trazendo Hórus à terra.
Escorpião: representa a deusa Selkis, que juntamente com Ísis e Néftis, protege Osíris e  as vísceras dos mortos. O quarto mês do dilúvio que celebramos os mistérios do enterro de Osíris, a germinação dos grãos.
Sagitário: é também o protetor de Osíris, removendo os perigos e evitando que Osiris ficasse vegetando pelos subterrâneos. Originalmente Sagitário é representado pela imagem do rei em seu carro em perseguição aos inimigos do Egito, em seguida, ele será substituído por um centauro que caça demônios com um arco.
Capricórnio: um híbrido, metade bode, metade peixe, simboliza a transformação de Osíris  tanto em um ambiente aquático quanto terrestre.
Aquário: é a imagem do oceano primordial (substantivo), despejando suas águas no Nilo com dois vasos.
Peixes: dois peixes simbolizam o passado e o futuro, eles também nos lembram o caminho para o renascimento, o morto assume a forma do peixe Inet.

A Estrela do Norte (ou circumpolar):
Elas estão no centro do Zodíaco, são chamadas de "imortais", porque elas são visíveis ao longo do ano.
O Grande Urso: ela é representada pela forma da pata dianteira de um touro.
O Pequeno Urso: é representado por um cão sentado em uma enxada, um símbolo do Pólo Norte.
O Dragão é representado na forma da deusa hipopótamo (Taweret).

Outras constelações:
Sirius: Esta estrela, que faz parte da constelação "Canis Major", é muito importante para os egípcios, porque sua aparência coincidiu com o início da enchente do Nilo (19 de julho) e marcou o início do ano egípcio. Também está associada com Ísis rescussitando seu marido Osíris. Sirius é fácil de identificar, é a estrela mais brilhante no céu. Ele é aqui representada como uma vaca deitada em um barco. Sirius é também utilizada para orientar o eixo do templo quando ela reaparece pouco antes do sol após um período de 70 dias .
* Invisibilidade (Sirius indica a direção do norte, na altura da construção da pirâmide de Quéops).
* A estrela Sírius (ou Sothis na forma helenizada) durante o seu ciclo desaparece do céu por 70 dias, ela reaparece no leste, brilhante, 40 minutos antes do nascer do sol (isso é chamado de "nascer helíaco"). Sirius foi chamada de "Estrela do Cão", como ela anunciou o dilúvio. É representada por um cão pequeno ("Canícula", em latim, que nos deu a "onda de calor" para se referir a altas temperaturas).
Órion: é uma constelação equatorial, para os egípcios, é a alma de Osíris. Ela é descrita como um deus, com uma coroa branca.

Os cinco planetas visíveis:
Eles são colocados em ambos os lados da Ursa Maior, com seu nome acima da cabeça.
- Mercúrio (Sebeg): o aparecimento de um deus com rosto humano
Vênus (Deusa da manhã): o aparecimento de um personagem com duas cabeças, provavelmente para mostrar a sua aparição no brilho do nascer e do pôr do sol (que é "Douaou" quando brilha no céu da manhã e "Ouati" quando o sol brilha).
Marte (Horus vermelho): aspecto  de um deus com cabeça de falcão.
Júpiter (Horus que ilumina o país): o aparecimento de um deus com cabeça de falcão.
Saturno (Touro do Céu): o aparecimento de um deus com cabeça de chacal.

Os eclipses:
Dois eclipses estão representados:
Um eclipse lunar (um dos dois eclipses do ano 52 a.C).
Ele é representado na forma de um disco em que retrata o olho sagrado de Hórus, que simboliza a lua cheia (o eclipse lunar ocorre sempre na lua cheia).
Um eclipse solar. Ele é representado na forma de um disco solar em que a deusa Ísis puxa o rabo de um babuíno simbolizando Thoth, o deus da lua.

Os 36 decanos do ano:
Cada signo do zodíaco é dividido em três partes iguais de 10 ° cada nível, que são chamados de "decano" (de Deka, 10).
O decanos são grupos de primeira classe estrelas no céu noturno. Eles foram usados ​​no calendário egípcio para calcular as horas do dia e da noite; o alvorecer e o entardecer no horizonte. Cada decanato sobe acima do horizonte ao amanhecer,  por 10 dias a cada ano. Uma vez no horizonte, ela desaparece por 70 dias no final da década (70 dias é o tempo necessário para o defunto renascer em vida após a morte. Muitos textos funerários  como o Duat equacionam este renascimento (nascer helíaco de uma estrela).
Existem 36 decanos de 10 dias, perfazendo um total de 360 dias, foram adicionados mais 5 dias epagomenais, chegando ao ano solar de 365 dias. A primeira lista de decanos data do Império Médio, que aparece nas capas dos sarcófagos (90 estrelas são mencionadas também).


Os decanos no teto de Dendera colocados no perímetro do zodíaco são representados por caracteres ou animais que simbolizam as estrelas que aparecem durante a noite.
O primeiro decanato é colocado sob a estrela Sirius, que anunciou o novo ano.
Todas as figuras do zodíaco de Dendera estão na direção Leste-Sul-Oeste -norte, ao longo do caminho do céu noturno.


alguns decanos do Zodáico de Dendera


O terraço do templo de Dendera, onde os astrônomos sacerdotes foram observar o céu.

O corredor que leva à sala no 1 º andar de Osíris templo, perto do terraço.


Copia instalada em 1920 no lugar do original que está no Louvre.



Fonte original em francês:
http://jfbradu.free.fr/egypte/LES%20TEMPLES/DENDERAH/plafond-denderah.php3?r1=6&r2=1&r3=0

Vale conferir:
http://www.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=18&pag=4
http://www.tehutionline.com/newpage33.htm
http://www.kemetismo.tk/search/label/epagomenais

8 comentários:

  1. Muito interessante! Obrigada pelas informações Soraia!

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo!

    Fico feliz que tenha gostado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. bom , raramente me comunico ou faço comentários .na realidade o zodiaco de dendera,é uma posiçao no tempo é no espaço(aki da terra ).cada sistema adota um zodiaco,( localizaçao geografica universal)..assim se viaja no espaço nos mundos,ou pelos passados ou futuros nos planetas.... é nada mais nada mnos coordenadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Zodíaco de Dendera uma peça lindíssima que vale a pena ser admirada e estudada.

      Abraços.

      Excluir
  4. Interessante, é tão complexo q levaria dias ou anos para entender esses símbolos,. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, realmente o Zodíaco de Dendera é rico em vários aspectos. Agradeço pela visita.

      Excluir
  5. Ganhei o zodíaco em forma de papiro, enorme e lindo ! A anos que eu olho para ele e tento saber do que se trata ! Através de uma exposição em SP, matei a charada de onde ele vem... e aqui achei toda a explicação! AMEI ! Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Fico muito contente por você.
      Volte sempre.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares