sábado, 22 de setembro de 2012

Ostara - Madrugada Radiante

Love of Goddess - Ostara
Mitologia:
A deusa germânica da fertilidade, da agricultura e da primavera, Eostre, ou Eastre, era celebrada com o ateamento ritual dos fogos da aurora como proteção para as plantações.
Ela simboliza a primavera, o novo crescimento e o renascimento. Certa vez, quando a Deusa estava demorando a chegar, uma menininha encontrou um passarinho que estava prestes a morrer de frio e pediu ajuda a Eostre. Uma ponte de arco-íris surgiu, e Eostre veio com seu vestido em tom de vermelho quente e vibrante, como a luz do sol, fazendo com que a neve se derretesse. E assim, a primavera chegou.
Como o pequeno pássaro estava mortalmente ferido, Eostre transformou-o em uma lebre de gelo que botava ovos cor de arco-íris. Como um sinal da chegada da primavera, Eostre ensinou a garotinha a observar quando a lebre de gelo surgisse nas florestas.
O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky




imagem: Ostara, por Johannes Gehrts

Chamada de "Madrugada Radiante", Ostara - e sua equivalente anglo-saxã Eostre -simbolizava a aurora, o renascimento da vegetação na primavera e a fertilidade vegetal, animal e humana. Era celebrada, no equinócio da primavera, com canções, danças, procissões de pessoas enfeitadas com guirlanda de flores, folhas e tocando sinos. As pessoas levavam oferendas de ovos tingidos, pintados ou decorados, brotos, flores e roscas doces, em forma de lebres ou confeitadas com rodas solares.
Seus nomes deram origem à denominação da Páscoa (Ostern, em alemão, e Easter, em inglês), e ao hormônio feminino da fertilidade, o estrógeno. Seu animal totêmico era e lebre; suas cores, as das flores e das folhas. Para invocar sua proteção e benção eram acesas fogueiras nas colinas (na madrugada de seu festival ou na véspera do equinócio), oferecendo um Blot ("sacrifício", cerimônia nórdica para invocar e agradecer às divindades) ou um Sumbel (comemoração festiva com brindes formais para as divindades, os ancestrais e os amigos, que pode - ou não - seguir-se ao Blot),e depois, abençoadas as sementes para os plantios e realizados rituais de fertilidade (vegetal, animal, humana).
Mistérios Nórdicos - Mirela Faur


Mais do mesmo em:
http://naedelagartaaborboleta.blogspot.com.br/2012/09/ostara.html

2 comentários:

  1. Olá Soraia!
    Feliz Ostara para vc!
    Que floresçam alegrias, sonhos e bençãos em sua vida!
    Beijos e uma ótima primavera para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naelyan!

      Obrigada.
      Adorei sua postagem sobre Ostara.

      Feliz primavera para você!

      Beijos.

      Excluir

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares