segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tulasi Devi - a deusa do manjericão

Ocimum tenuiflorum

Tulasi também é conhecida como manjericão sagrado, Ocimum tenuiflorum, seu nome em sânscrito significa “a que não tem comparação”. Ela é considerada pelos hindus como a deusa da devoção, simboliza a própria mãe divina.
O manjericão é nativo da Índia e pertence à família Lamiácea, uma Angiosperma herbácea que promove importantes e muitos benefícios para a saúde: previne e reduz significativamente os níveis de stress, aumenta a resistência e a energia do organismo, melhora a absorção de oxigênio, diminui os sinais de envelhecimento, além de ser um excelente antioxidante. Estas numerosas propriedades favorecem a capacidade natural do corpo de manter a vitalidade e o bem-estar. Pode ser utilizada em tratamentos contra resfriados, gripes, febres e dores de cabeça. Além disso, oferece extraordinárias propriedades curativas e preventivas para doenças degenerativas como câncer, doenças cardíacas e neurológicas, artrite e diabetes. Além de possuir inúmeros benefícios medicinais ainda apresenta propriedades sutis, sendo considerada uma potente purificadora de negatividade.



Tulasi simboliza a pureza. Nas antigas escrituras sagradas da Índia existem inúmeras lendas que a descrevem como uma divindade, a deusa de nome Vrinda Devi que após sua transformação em planta passou a se chamar Tulasi, se manifestando na Terra desta forma. Tulasi também é conhecida como manjericão sagrado, Ocimum tenuiflorum, seu nome em sânscrito significa “a que não tem comparação”. Ela é considerada pelos hindus como a deusa da devoção, simboliza a própria mãe divina. Segundo a mitologia indiana ela existe eternamente como uma deusa no mundo espiritual, é chamada de Tulasi Devi, e ao mesmo tempo, existe para purificar todos os seres do mundo material. No Skanda Purana, literatura consagrada, Shiva descreve Tulasi da seguinte forma: ...” de todas as árvores e plantas, Tulasi Devi é a suprema. Ela é completamente auspiciosa, sumamente querida pelo Senhor Krishna e a mais elevada devota. Muito tempo atrás, para o beneficio de todas as almas condicionadas, o Senhor Krishna trouxe Vrinda Devi em sua forma de planta (Tulasi) e a plantou neste mundo material. Tulasi é a essencia de todas as atividades devocionais, a eterna amada de Krishna".

Vrinda Devi by -Yogeshvara
VRNDAVANI: A que primeiro se manifestou em Vrndavana
VRNDA: A deusa das plantas e das árvores
VISVAPUJITA: Aquela que todo o universo adora
PUSPASARA: A mais bonita entre as flores, a que faz Krsna não querer olhar para as outras flores
NANDINI: Aquela cuja visão que da ilimitadas bençãos aos devotos
KRSNA-JIVANI: A vida de Sri Krsna
VISVA-PAVANI: A que purifica os três mundos
TULASI: Aquela que não tem comparação

Leia também:
Ervas de proteção e estudo sobre manjericão


Fonte da imagem de Tulasi Devi (*)
http://fineartamerica.com/featured/vrinda-devi-satchitananda-das.html 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares