terça-feira, 20 de novembro de 2012

Júpiter

imagem:Astrological Oracle
Simboliza a autoridade luminosa, o poderio que prodiga generosidade sem nenhuma classe de reservas, a auto-suficiência inteligente e brilhante, a nobreza de pensamento que se eleva à filosofia com ânimo desportivo, a cornucópia da abundância que jamais se esgota, a justiça enérgica que nunca hesita a dar seu veredito, o grande senhor do céu, o olímpico senhor dono do raio, a águia e a serpente. Como tal, expressa a lei da autoridade emanada da sabedoria, a Lei do Mestre espiritual que tudo dá sem esperar nada em troca. Neste sentido, Júpiter tem sido associado sempre à fortuna inesgotável, à grandiosidade em qualquer domínio positivo e digno, ao doador incansável  e que jamais se esgota.
Júpiter representa a revelação da sabedoria suprema, a revelação da bondade inesgotável e da existência de uma proteção externa fundamental. Júpiter revela ao homem que, no meio de sua confusão, de suas contradições e "afãs", existem fora dele forças que aí estão para ajudá-lo a elevar-se a outra condição. Revela ao homem a sua condição soberana a qual, elevada nas asas da Filosofia, lhe permite saborear a existência mediante a sabedoria (a águia), a força (o raio) e a prudencia (a serpente). Júpiter revela a abundância e o desproporcionado, e faz ver, ao ser humano, possibilidades que não havia imaginado como  existentes. O homem que tem lutado dia e noite só, que tem ido só ao deserto, que tem buscado solitário uma maneira de transcender sua situação corrente, ao descobrir a Júpiter, descobre a existência do Mestre  Espiritual, o qual desce e estende sua mão ao solitário buscador. Por isto exclama o salmista: "Quem é o homem e quem é o filho do homem par a que tu o visites?"
Dentro da Tradição, se diz que Júpiter se apresenta no segundo mês do desenvolvimento embrionário, outorgando sua proteção e o impulso definitivo, e vigia cuidadosamente todo o segundo mês, acompanhando o embrião até bem entrado o terceiro mês, como que protegendo-o da agressividade inconsciente de Marte. Ao mesmo tempo, na região posterior do cérebro, na parte frontal superior, imprime especialmente a sua natureza, sendo por isto que tal lugar é indicado como o assento da natureza moral e religiosa do indivíduo.

Svadhistana - sermujeragua.blogspot.com
A Tradição da Ciência Yôga relaciona Júpiter com a supra-renal direita e com o chakra Svadhistana, o qual desenvolvido ou iluminado, permite ao ser humano recordar suas existências precedentes, de modo que possa nascer, assim, a sua verdadeira individualidade.
É por tudo isto que, Júpiter está associado à abundância, à generosidade, ao Mestre Espiritual, à força emanado da sabedoria, à filosofia, à alegria e à confiança serena em si mesmo, ao ideais superiores, ao afã de adquirir experiências através de viagens, à relação com pessoas elevadas, à saúde impecável, à claridade mental, ao desportos, ao poder vital, ao ciclópeo, à fortaleza incomum, aos chefes oportunos e justos em seus mandatos, aos falcões, aos elefantes, aos nobres, aos carvalhos, às vinhas, à epopéia, às olimpíadas, aos coliseus, aos estádios, aos hipódromos, aos potros invictos, à nobreza senhoril, ao gesto arrogante e fulminante, às Universidades, ao professor universitário querido por seus alunos, às Academias famosas, às honras, à fortuna, ao exito envolvente, aos gestos de soberania e iluminada dignidade, às graduações, aos amigos poderosos, à calma, à moderação, à meditação apaziguante, à ironia fulminante como o raio mas plena de inteligência, bondade e oportunidade, ao olho direito, à felicidade resplandecente, à virtude, à honestidade que raia a intransigência, à prosperidade, aos altos cargos públicos, a quem flui de seu olhar à grandeza de alma, à fronte ampla, (à imponência) aos grandes filósofos jamais predicadores de tristezas, aos amantes da aventura humana em todas suas consequências e em todos os seus matizes, aos banqueiros, aos industriários prósperos, aos advogados, à afirmação absoluta, ao dogmatismo, à expansão, à maturidade,  aos juris consultores, à jovialidade, à novela, à espontaneidade, ao otimismo, à natureza extrovertida por excelência, à gula, à obesidade, aos Palácios Legislativos, às assembleias, aos processos judiciais, ao conforto, à religiosidade, à moral, à benevolência, à derrota, à fanfarronice, às aspiração metafísica, etc.

Cosmossíntese- LaKaZa - FEEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares