sexta-feira, 21 de junho de 2013

Girassol - É impossível ficar indiferente à sua beleza e vitalidade



Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C., Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Simbolismos:
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.
O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.


O texto acima foi extraído da Wikipedia, mas o que me moveu a postar sobre o girassol foi a imagem acima, que infelizmente não sei quem é o autor. 
Sei apenas que ela é linda, e por conta desta beleza, comecei a pensar em quantas músicas e pinturas tentam captar a beleza desta planta/flor.

GIRASSOL
Van Gogh - Vaso com três girassóis - Agosto de 1888
Claude Monet, "Ramo de Girassois". 1881

Sol, girassol, verde, vento solar 
Você ainda quer dançar comigo
Vento solar e estrelas do mar 
Um girassol da cor de seu cabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros olhares